Jacareí recebe ópera Carmen

0 0
Foto: Alex Brito/PMJ
Foto: Alex Brito/PMJ

A ópera Carmen, de Georges Bizet, terá duas encenações no palco da Sala Ariano Suassuna do EducaMais Jacareí, encerrando a programação do Inverno Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. As apresentações serão na terça e quarta-feiras (28 e 29), às 20h, e os ingressos gratuitos serão distribuídos nesta quinta e sexta-feiras (23 e 24), das 9h às 17h, na Diretoria de Cultura – Praça Raul Chaves, 110, Centro.
Esta é a segunda montagem da ópera de Bizet em Jacareí, mas a primeira a ser encenada no palco da Sala Ariano Suassuna. A montagem, realizada pela Brindisi – Produções Artísticas, tem direção artística de Paulo Abrão Esper, direção cênica de Max Costa e direção musical do maestro Álvaro Peterlevitz.
Para interpretar a protagonista Carmen foram convidadas as mezzo-sopranos Mere Oliveira (Taubaté) e Marly Montoni (São Paulo). Com carreira internacional, Mere é vencedora de vários prêmios, entre eles o concurso Maria Callas (2007), e protagonizou Carmen na montagem feita tem Jacareí em 2012.
Já a mezzo-soprano Marli vai interpretar a personagem da famosa ópera de Bizet pela primeira vez. “Fiz trechos de Carmen, que é uma ópera bem popular, em apresentações em coro e também musicais. Mas a ópera Carmen completa e no papel principal é a primeira vez”, afirma. Ela conta que assim que recebeu o convite do diretor Paulo Esper, “debruçou-se sobre o papel (de Carmen) para se preparar bem”. “Além do idioma francês, que exige posições de boca para a pronúncia diferente do português, há ainda a postura cênica no palco, toda envolvente e cadenciada pela dança flamenca. Foi preciso aprender tudo isso”, comenta.
O papel de Don José, o cabo seduzido por Carmen, é interpretado pelos tenores Richard Bauer e Rinaldo Leone. O elenco tem ainda a soprano Jayana Paiva (Micaela), o barítono André Rabello (Escamillo), a mezzo-soprano Laura Cavalcanti (Mercedes), a soprano Ana Beatriz Machado (Frasquita), o tenor Pedro Coelho (Remendado), o barítono Tomás David (Dancairo / Morales) e o baixo Jackson Isaltino (Zuniga). A ópera traz ainda a maestrina do coro Juliana Damia, a pianista Luciana Rangel e um grupo de sete bailarinos da Academia Simone Capucci, que fazem participação especial no espetáculo. Ingressos gratuitos devem ser retirados nesta quinta e sexta-feiras, na Diretoria de Cultura.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *