Projeto ‘Cinema de rua’ é atração no Centro

0 0

niema riaCartão postal de Jacareí, o Pátio dos Trilhos terá seu encanto e sua nostalgia reforçados nesta quinta-feira (24), com o Cinema de Rua, em que serão lançadas projeções em super 8 na parede da Sala Mário Lago.

O evento começa às 19h e marca a comemoração dos 8 anos do Cineclube Jacareí.
Para a sessão de cinema ao ar livre foram selecionados dois clássicos cultuados por diretores e cinéfilos: “O Garoto” (1921 – EUA) de Charlie Chaplin e “Viagem à Lua” (1902 – FRA) de Georges Mélies. A programação tem ainda o curta-metragem “A Última Ceia” (BRA 2015), de Rodney Borges, que abre a sessão.
Tom Gomes (Milton Antonio Gomes), o presidente do Cineclube, explica que a opção de comemorar o aniversário do Cineclube num evento aberto à população visa além da divulgação do Cineclube, a formação de público: “Vamos montar no Pátio dos Trilhos uma ‘sala’ de cinema com cadeiras para que os espectadores possam se acomodar e assistir a esses filmes que marcaram a história do cinema e, consequentemente, são cultuados pelos diretores. É uma grande atração, pois muita gente ainda não teve a oportunidade de assistir a esses clássicos”.
Após a exibição dos filmes haverá um debate com o público. “A ideia é abordar o estilo, as características de cada produção, com objetivo de estimular também o olhar crítico do espectador”, diz Tom Gomes.
Diretor e atriz são convidados  – O diretor Rodney Borges e a atriz Cris Lopes são os convidados de “honra” do Cinema de Rua, que comemora os 8 anos do Cineclube Jacareí. A atriz explica que aceitou o convite depois que veio a Jacareí conhecer pessoalmente o trabalho do Cineclube: “É um trabalho importante que além de incentivar o gosto pelo cinema, também cria hábito de cultura. Por isso eu o Rodney (Borges) aceitamos ser parceiros nesse evento”.
Para o Cinema na Rua, o casal preparou um material específico (incluindo o projeto Super 8), que faz parte do acervo pessoal que vem sendo organizado há alguns anos. “Temos um grande acervo sobre a história do cinema. E não queremos que isso fique numa estante juntando poeira, mas mostrar para as pessoas que amam o cinema”, comenta Cris Lopes. “O Cinema na Rua também é uma oportunidade para crianças e adolescentes não ficarem presos somente à internet, mas aprenderem a usar mais a cidade, a interagir com as pessoas e o lugar onde vivem”, reforça.
Vitrine do produtor independente – O Cineclube Jacareí foi criado em 2007 com o objetivo de promover a arte do audiovisual e ser a vitrine do produtor independente. E junto com o Cineclube nascia também o projeto Cinema de 5ª. Com o apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, cujo título é mais uma alusão ao dia da semana do que propriamente à qualidade de produção – inclui na lista, além das produções independentes, filmes de gêneros variados que vão dos efeitos especiais de Steven Spielberg ao faroeste de John Ford. “O objetivo é fomentar a arte do visual e ser a vitrine do produtor independente.

Atualmente temos contato com mais de 100 cineclubes, e temos a exibição de curtas inclusive de Portugal e Canadá”, destaca Sérgio Nogueira, membro do Cineclube Jacareí.
No mesmo ano em que foi criado o projeto Cinema de 5ª, o Cineclube instituiu o prêmio Corvo de Gesso, que visa premiar os curtas-metragens exibidos ao longo do ano. A premiação ocorre geralmente no início de dezembro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *