Hamilton vence na Rússia e dá passo gigante rumo ao título

0 0

Hamilton RussiaUm domingo de bastante velocidade pelo mundo teve mais um capítulo, desta vez com a Fórmula 1 e o Grande Prêmio da Rússia, direto de Sochi. Um final de semana um tanto quanto conturbado, com chuva, acidente forte de Carlos Sainz Jr no sábado, e pole de Nico Rosberg, batendo Hamilton no Q3.

 

Na largada, tudo limpo nas primeiras 2 curvas e Rosberg mantendo a liderança, seguido de Hamilton, ambos da Mercedes. Bottas se viu em um abriga com as Ferraris de Raikkonen e Vettel, conseguindo sustentar apenas a 3º posição até Vettel o ultrapassá-lo no decorrer da prova, e assim empregar uma briga direta com Raikkonen até a última volta.

 

Logo na 1º volta, o alemão Nico Hulkenberg, da Force India, rodou no bolo de pilotos nas primeiras curvas, e o sueco Marcus Ericsson, da Sauber, nada pode fazer ao ver o carro atravessado na pista e o acertou, mas sem sustos. Devido o incidente, o Safety Car foi acionado, para limpeza da pista e remoção dos carros. O holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, também rodou sozinho neste incidente e teve seu pneu furado, sendo obrigado a parar para trocá-lo.

 

Relargada feita, e logo um problema com o líder chamou a atenção. Rosberg informava pelo rádio que seu carro não desacelerava por completo ao tirar o pé do pedal. Mesmo sendo aconselhado a dar leve toque no freio para desativar o acelerador, ele não conseguiu se manter na pista por muito tempo, perdendo posição para Hamilton e depois Vettel. Foi aos boxes e abandonou a prova. A partir disso, o passeio de Hamilton em Sochi foi soberano, trazendo com ele Sebastian Vettel.

 

Na 13º volta, um susto e dos grandes: o francês Romain Grosjean, da Lotus, se perdeu no curvão da praça olímpica e seu carro guinou de maneira forte para a barreira de proteção, tendo seu carro destruído. Apesar do susto, Grosjean saiu andando do monocoque, e tivemos nova intervenção do carro de segurança.

 

Após a relargada, a rodada de pit stop acabou definindo as posições da zona de pontos, dando chance ao mexicano Sergio Perez, da Force India, de aparecer na disputa do pódio, não tendo mais de trocar seu composto até o final da prova.

 

Enquanto pilotos como Felipe Massa, da Williams, Nasr, da Sauber, e as McLarens de Button e Alonso seguiam nas posições de pontos, a briga pelo pódio pegou fogo nas voltas finais, culminando na penúltima volta na dupla ultrapassagem de Bottas e Raikkonen sobre Perez, e assim abrindo a última volta. A briga entre os finlandeses seguiu de maneira forte, porém no mesmo ponto onde Grosjean bateu, Raikkonen tentou passar Bottas, porém tocou na Williams, fazendo Bottas bater e ainda teve sua suspensão dianteira esquerda quebrada, arrastando sua Ferrari até a linha de chegada.

 

Com isso, Perez foi ao pódio pela 2º vez na carreira pela Force India, e Felipe Massa foi beneficiado também, chegando em 4º lugar. Nasr foi 7º e Raikkonen ainda cruzou em 5º na bandeirada.

 

Carlos Sainz Jr, espanhol da Toro Rosso, e Daniel Ricciardo, australiano da Red Bull, abandonaram na parte final da prova, ambos por problemas em seus carros. Sainz teve problema no freio, e Daniel na suspensão.

 

A zona de pontos ficou assim ao final da prova: 1) Hamilton – ING Mercedes; 2) Vettel – ALE Ferrari; 3) Perez – MEX Force India; 4) Massa – BRA Williams; 5) Raikkonen – FIN Ferrari; 6) Kvyat – RUS Red Bull; 7) Nasr – BRA Sauber; 8) Maldonado – VEN Lotus; 9) Button – ING McLaren; 10) Alonso – ESP McLaren.

 

Com a nova vitória, Hamilton pode conquistar o título mundial antes mesmo do GP Brasil, ou nos Estados Unidos, ou no México, em caso de novos problemas com Rosberg, e clato, vitória do inglês, e isso sem contar os pódios de Vettel. O título de construtores da Mercedes também depende apenas de detalhes nas próximas provas para ser dos alemães.

 

Mundial de pilotos após a prova russa:

 

  • Hamilton – ING Mercedes 302
  • Vettel – ALE Ferrari 236
  • Rosberg – ALE Mercedes 229
  • Raikkonen – FIN Ferrari 129
  • Bottas – FIN Williams 111
  • Massa – BRA Williams 109

* Por João Luiz

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *