Outubro Rosa tem exames preventivos contra o câncer para mulheres e peça teatral

0 0
Foto: Alex Brito/PMJ
Foto: Alex Brito/PMJ

Começa na próxima segunda-feira (19) a campanha de prevenção contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, e também contra o câncer de colo de útero.

Em Jacareí, entre os dias 19 e 24, todas as unidades de atenção básica, Unidades Municipais de Saúde da Família (UMFS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), farão exames de toque das mamas, para prevenção do câncer de mama, e exames papanicolau, que previnem o câncer de colo uterino. Os exames serão realizados entre 7h e 17h.

Mulheres com idade acima de 40 anos que passarem pelo exame também receberão uma guia para realizarem o exame de mamografia. No sábado, dia 24, em todas as unidades de saúde, menos a UPA Infantil, as mulheres poderão fazer o exame papanicolau das 8h às 16h.
Nas unidades de saúde do Parque Santo Antônio, do Cidade Salvador, do Santa Cruz dos Lázaros e do Jardim das Jardim das Indústrias as mulheres poderão fazer exames para prevenção do colo de útero no horário das 7h às 21h entre os dias 20 e 23.
No dia 19 será realizada a apresentação da peça teatral “Ou Tu Arrisca, Ou Tu Si Toca”, uma comédia que aborda o câncer de mama protagonizada por três empregadas domésticas, Florinda, Tulipa e Rosália, e a importância de se informar sobre esse assunto e se prevenir contra o câncer de mama. A peça será apresentada no EducaMais Jacarei às 19h. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com antecedência de pelo menos uma hora na bilheteria.
O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma. Em 2015, segundo levantamento do Ministério da Saúde, devem ocorrer 57.120 novos casos de câncer de mama e as mulheres com mais de 35 anos são as principais vítimas dessa doença.
O Outubro Rosa foi criado no início dos anos 90, em Nova York (nos Estados Unidos), e a partir de 1997 começou a ter a realização de exames preventivos contra alguns dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres. Atualmente, o movimento é realizado em vários países.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *