Sinfônica Jovem de Jacareí pode ser a primeira representante brasileira na Parada de Ano Novo de Londres

0 0
Foto: Valter Pereira/PMJ
Foto: Valter Pereira/PMJ

A Sinfônica Jovem de Jacareí, com seus 120 músicos, poderá ser a primeira representante brasileira na Parada de Ano Novo de Londres, na virada de 2016 para 2017. Os jacareienses participam de uma seletiva que envolve outros dez outros grupos musicais, entre bandas e orquestras, da América Latina. São quatro grupos brasileiros, dois panamenhos, dois colombianos e dois mexicanos.
A Parada de Ano Novo de Londres já é tradicional e nesse próximo Reveillon chegará à sua 30ª edição, mas a seletiva da qual Jacareí participa é só para a 31ª, na virada de 2016 para 2017. O evento ocorre em dois momentos distintos: uma série de concertos em salas fechadas, nos dias que antecedem a virada do ano, e um desfile a céu aberto, com as bandas percorrendo ruas da capital inglesa em um percurso de 3,5 quilômetros, no primeiro dia do ano.
Além de se apresentar no tradicional evento, os grupos musicais selecionados farão um tour educativo-artístico-cultural de uma semana por Londres, voltado à formação musical dos jovens artistas. O passeio inclui visitas aos distritos de Oxford, sede da célebre universidade e de Windsor, onde fica o principal palácio da realeza inglesa. Tudo é acompanhado por guias profissionais bilíngues.

Saiba mais – A Sinfônica Jovem de Jacareí tem atualmente duas formações: a de orquestra, com 50 músicos e a de banda, com 70. Além da quantidade de integrantes, o que também difere uma orquestra de uma banda sinfônica são alguns tipos de instrumentos.
A primeira formação do grupo de Jacareí data de 1978, quando o maestro Mauro Messias, pai do atual regente, fundou a fanfarra municipal. De lá até os dias atuais o grupo foi evoluindo e sofrendo várias transformações, passando de fanfarra para banda marcial e a partir disso foi mudando gradualmente sua classificação.
O maestro Mauro Messias Bueno Júnior assumiu a regência em janeiro de 2014, quando o grupo já tinha suas duas formações atuais, de Banda e de Orquestra Sinfônica Jovem. A faixa etária dos músicos varia de 10 a 30 anos de idade.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *