Doadores de sangue de Jacareí recebem homenagem na Câmara

0 0

doadoresA Câmara Municipal promoveu na tarde desta quarta-feira (25) sessão solene em homenagem aos doadores de sangue de Jacareí.

 

No evento, realizado no Plenário da Casa, receberam o diploma de honra ao mérito os doadores Paulo Raimundo de Faria e Alessandro da Silva, cada um com 38 doações ao longo dos anos, Célio Adriano dos Santos e Luciano Bonifácio, com 28 doações cada, e Tânia Regina Siqueira de Araújo Reis, com 22 doações.

 

Segundo Alessandro, o ato de doar sangue faz parte de sua vida há mais de 20 anos, desde quando foi listado para o serviço militar obrigatório. “Foi no Exército que tomei consciência da importância de doar sangue, um gesto que não dói e é rápido, mas que ajuda a salvar muitas vidas”, afirmou. Ainda segundo o doador, “o mais importante não é a quantidade de doações de sangue que uma pessoa faz, mas a noção do significado de doar sem desejar nada em troca”, ressaltou.

 

A escolha dos homenageados foi feita por meio de indicação do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos (SHHSJC), unidade responsável pela captação e doação de sangue para 30 hospitais e clínicas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

 

Em seu discurso na Tribuna, a diretora do SHHSJC, a hematologista Leila Maria Magalhães Pessoa de Melo, agradeceu o ato voluntário de todos os 161 mil doadores cadastrados no Serviço, e em especial aos homenageados. “No mundo moderno de hoje é honrosa a atitude de pessoas que, de maneira altruísta, doam sangue para ajudar àqueles que mais necessitam. O sangue é fundamental para salvar a vida de alguém, e a cada doação podemos salvar até três vidas”, afirma a diretora.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Arildo Batista (PT), a sessão solene é uma oportunidade para divulgar o trabalho desenvolvido pelo Serviço aos pacientes de Jacareí e da região. “O evento é um chamamento à sociedade sobre a importância do ato de doar sangue. Vocês, doadores, são muitas vezes pessoas que ninguém conhece, mas, no anonimato, também se exerce a solidariedade”, conclui.

 

Autor do Decreto Legislativo nº 316/2011, que instituiu a homenagem, o vereador Edinho Guedes (PMDB) disse que o objetivo do evento vai além do mero reconhecimento do poder público aos doadores. “A homenagem serve de exemplo para que outros se mobilizem quanto à ampliação do número de doadores, afinal, o gesto ajuda ao próximo e deve ser multiplicado para toda a sociedade”, ressalta Edinho.

 

Segundo o decreto, a sessão deve ser realizada anualmente durante a semana que compreende o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue.

 

Serviço de Hematologia e Hemoterapia – É um centro de excelência médica criado por hematologistas em 1980 que trabalha dentro do máximo rigor científico e aplica recursos de última geração em todos os procedimentos que realiza nas áreas hemoterápica (banco de sangue), hematológica (atendimento a pacientes com doenças do sangue) e laboratorial.

 

É responsável pelo suprimento de sangue e derivados a mais de 30 hospitais e clínicas, entre eles o Hospital Municipal, a Santa Casa e o Hospital Pio XII de São José dos Campos, a Santa Casa e o Hospital São Francisco, de Jacareí, e o Hospital São Lucas em Taubaté, permitindo a realização de uma média de três mil transfusões por mês.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *