Paulo Henrique Domingues, coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, receberá na quarta-feira (6) Título de Cidadão Benemérito de Jacareí em reconhecimento à sua vida profissional dedicada às políticas voltadas para a segurança pública na cidade.
O jacareiense Paulo Henrique Domingues dedicou-se à polícia militar por 32 anos, desde que ingressou no Curso Preparatório de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Barro Branco de São Paulo, em 1984. Aposentou-se em janeiro deste ano e hoje atua como palestrante sobre temas ligados à segurança e gestão pública.
Serviu como policial em São Paulo e em várias cidades do Vale do Paraíba. Recebeu várias condecorações, láureas e medalhas da corporação. É bacharel em direito e mestre em Gestão de Políticas Públicas de Segurança, além de ter feito vários cursos de especialização próprios para a carreira policial, como o de Gerenciamento de Crises com Ênfase em Negociação, pelo FBI (Federal Bureau of Intelligence) nos Estados Unidos.
No âmbito pessoal, Paulo Henrique tem contribuído para muitas entidades beneficentes da cidade e é o atual presidente da Loja Maçônica Universo Templário. É atuante em programas de combate às drogas e à violência em Jacareí, além de ser colaborador em diversas obras de assistência social no município.
Segundo o vereador Edinho Guedes (PR), autor do Decreto Legislativo que concede a homenagem, bairros como o Campo Grande, Igarapés e o distrito do Parque Meia Lua tiveram seus índices de violência e tráfico de drogas diminuídos, graças a uma presença maior e mais sociável do policiamento, estratégia implementada pelo Coronel para as rondas realizadas no município.
Homenagem – O título de Cidadão Benemérito de Jacareí ao Coronel Paulo Henrique Domingues foi criado pelo Decreto Legislativo 372/2015, de autoria do vereador Edinho Guedes (PR). A concessão do Título de Cidadania é uma das mais altas honrarias concedidas pelo município.
A homenagem é regulamentada pela Resolução 169/1968. Concedido às pessoas nascidas em Jacareí que tenham contribuído com esta sociedade, a Câmara já concedeu 31 títulos de Cidadão Benemérito desde sua regulamentação.