Instituições de Longa Permanência para Idosos

0 0

 

 

* Por Ana Sílvia Varella Bagattini

fotocoluna

Na semana passada, escrevi sobre a atenção domiciliar, a qual é um meio de cuidado ao idoso. Hoje vou falar um pouco sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs, mais uma opção para os idosos e familiares.

Para a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as IPLIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, domicílio coletivo de pessoas com idade superior ou igual a 60 anos. Em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Dirigida a idosos dependentes ou independentes, que necessitem de ajuda e cuidados especializados, com acompanhamento e controle adequado de profissionais qualificados de diversas áreas.

Antes conhecidas como asilo, abrigos, casa de repouso, o que vem em minha memória, lugares feios, abandonados, sem estruturas, com poucos profissionais, idosos em situações precárias, etc. Esses nomes devem ser esquecidos, pois além da mudança do nome dos equipamentos, houve também a mudança das leis, novas políticas e ações dentro das instituições. Algumas obrigatoriedades, como por exemplo as instalações físicas em condições adequadas, higiene, salubridade, segurança, promoção de atividades educacionais, esportivas, culturais e lazer. Não podemos aceitar que o único lazer dos idosos seja a televisão. O cardápio e alimentação devem ser feito por nutricionistas, respeitando cada restrição do idoso.

É importantíssimo a atuação de uma equipe multiprofissional, contendo enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, oficineiros para desenvolver atividades, terapeuta ocupacional, cuidadores, médicos e claro o gerontólogo! Para fazer a gestão de cada idoso e ter a sensibilidade de perceber suas necessidades.

No Brasil existem ILPIs públicas, privadas, mistas e filantrópicas, sendo a maioria. Aqui em Jacareí e região temos muitas filantrópicas, que necessitam sempre de doações dos familiares, amigos e de todos nós!!

Faço parte de um projeto recém-inaugurado; que se chama PRODAC – Projeto Dedicado ao Amor e Caridade que tem como objetivo fazer arrecadações de alimentos, fraldas, produtos de higiene e diversos matérias que nossos idosos precisam, escolhemos uma ILPI mais necessitada e fazemos as doações. Tem a página no Facebook, quem tiver interesse de conhecer esse trabalho e dar uma ajudinha!! Somos gratos!!

 

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *