Os riscos de fornecer dados e fotos às redes sociais

0 0

*Por Luma Dantas Diniz

redes sociais

Nos últimos anos a internet se tornou parte indispensável da vida das pessoas, independente da idade, classe social e localização. Os usuários buscam de tudo: desde receitas culinárias, amizades, namoro e até mesmo sintomas de doenças. Nada melhor do que fazer compras, pagar contas e resolver quase todos os seus problemas sem sair de casa. A internet reduz a distância entre as pessoas, traz conhecimento e também muita diversão. Entretanto, navegar na rede requer cuidados, pois pode trazer também muitos perigos sem que você nem ao menos perceba. O exemplo principal disso são as redes sociais. O usuário comum, sim você, se esquece que tudo que é compartilhado passa a ser público, onde qualquer um pode ter acesso. Portanto, para você não cair em enrascadas segue abaixo 5 dicas de como evitar que suas informações caiam em mãos erradas.

1) Documentos são pessoais

 

Não deixe que terceiros tenham acesso aos seus documentos. Não preencha quaisquer formulários ou pesquisas que não sejam inteiramente confiáveis com seu CPF ou RG e principalmente dados bancários. Todos nós sabemos que para fazer alguma compra na internet precisamos passar os dados do cartão de crédito, mas nunca se esqueça de fazer compras sempre em lugares confiáveis.

2) Não compartilhe fotos de crianças

 

Nunca sabemos onde uma foto pode parar quando ela cai na internet. Portanto, evite postar fotos dos seus filhos ou filhos de conhecidos nas redes sociais e nunca poste fotos onde crianças aparecem tomando banho ou sem parte das roupas. Infelizmente existem pessoas que usam essas fotos para outros fins por mais inocentes que as imagens pareçam.

3) Não compartilhe a sua localização

 

Isso pode ser muito perigoso. Estranhos não devem saber sempre onde você está. E não se esqueça, nunca compartilhe que está sozinho em casa e também não compartilhe a localização da mesma.

4) Não compartilhe postagens ou fotos que são humilhantes para alguém

 

As informações podem ser mentirosas e você pode estar compactuando com algum crime. Você pode até mesmo responder processo por difamação e calúnia. Além de propagar preconceitos, o que não é nada legal.

 

5) Preserve a sua reputação

 

Não fale mal do seu emprego, chefe e colegas. Isso pode chegar até a empresa e te prejudicar. Não compartilhe nada que você poderia ter vergonha de falar em público. Isso é um ótimo termômetro para saber o que não postar. Pense: Eu contaria isso pra alguém desconhecido? Ou, eu falaria isso de alguém se ele estivesse na minha frente? Essas foram algumas dicas para você se preservar de eventuais problemas e desconfortos que possas surgir na rede, claro que a melhor dica de todas é sempre ter bom senso. Com isso em mente, aproveitem a rede e todas as suas maravilhas.

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *