Por que você quer emagrecer?

0 0

No final de fevereiro, a Anvisa aprovou o registro do medicamento Saxenda (liraglutida). Mais um fármaco para trabalhar no combate à obesidade, problema que assola milhões de brasileiros.

O inconveniente deste e de tantos outros fármacos é que pessoas saudáveis, que poderiam emagrecer com mudanças de hábito, apelam para o uso indiscriminado de medicamentos. Não foi à toa que, em 2011, a Anvisa proibiu a comercialização dos inibidores de apetite derivados de anfetamina (anfepramona, mazindol e femproporex).

ana paula 1A população vê nesses medicamentos a solução rápida e simples para a perda dos quilos extras. Porém, esquecem que existem os efeitos adversos. Muitas vezes, principalmente quando o objetivo é a estética, acredita-se que os efeitos adversos compensam o benefício de emagrecer. Mas não é bem assim. As anfetaminas, por exemplo, podem causar efeitos adversos que são fatais. Será que vale a pena?

Um estudo feito no Vale do Paraíba demonstrou que a maioria das pessoas que utilizam sibutramina são mulheres, jovens e sedentárias. Outro fato interessante é que elas não eram todas obesas, mas a maioria apresentava somente sobrepeso.  Encontramos aí um problema que não se restringe apenas às pacientes, mas aos médicos que prescrevem o medicamento ao invés de sugerirem mudanças de hábito. Essas mulheres, quando questionadas sobre o porquê de tomarem a sibutramina, geralmente respondiam que queriam se sentir atraentes para os parceiros e perante à sociedade. São vítimas de um desgaste psicológico que, inclusive, prejudica o processo de emagrecimento. Ou você nunca ouviu que quem ‘’encana’’ não perde peso?

Que fique claro: não estou jogando contra os medicamentos, apenas alertando que eles devem ser utilizados em casos patológicos. Antes de ir ao médico ou à farmácia solicitar um medicamento para emagrecer, é interessante se perguntar: “Por que eu quero emagrecer? Estou fazendo tudo que posso? ” Quando a pessoa faz exercícios físicos regulares, tem uma alimentação balanceada e não consegue perder peso, o recurso que existe é o medicamento. Quando a saúde está sendo comprometida, também. Porém o que se vê, em grande maioria, são mulheres desesperadas para emagrecer de forma rápida e fácil a fim de agradar uma sociedade que sempre vai colocar defeitos no corpo, cabelo e comportamentos femininos.

Pense bem, por que você quer emagrecer? Se for por você e pela sua saúde: faça exercícios, mude a alimentação, leve-se mais a sério. Se for pelos outros e pela ditadura da beleza: sai dessa e vá comer uma coxinha.

 

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *