“FOTOGRAFO, LOGO EXISTO!”

0 0
Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Na segunda-feira, 09/05/2016, aconteceu em Jacareí a abertura da Exposição “Detalhes 364 Fachadas de Jacareí”, no MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – pelo fotógrafo Carlos Leite Soares. A exposição é uma homenagem aos 364 anos da cidade de Jacareí, em que o fotógrafo percorreu vários bairros da cidade fotografando as fachadas das casas, prédios públicos e religiosos, dando ênfase aos detalhes que segundo ele refletem a personalidade do morador.

Carlos Leite Soares nasceu em Jacareí em 20 de março de 1948, sendo o mais velho de cinco irmãos. Sempre se interessou pela fotografia e aos 13 anos ganhou do seu pai sua primeira câmera fotográfica, uma Kapsa, quando desenvolveu ainda mais seu olhar para a fotografia. Passados alguns anos, ingressou em um curso de contabilidade, e na mesma época começou a trabalhar na Schrader como arquivista, cuidando dos desenhos técnicos onde tomou gosto pelos projetos. Lá trabalhavam alguns fotógrafos que se juntaram e formaram um foto clube, o qual foi mais um incentivador para a sua entrada na arte da fotografia.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Em 1989, fez seu primeiro curso de fotografia pela Fundação Cultural de Jacareí. Depois cursou revelação em Preto e Branco e Workshops de fotografia para aprimorar seu olhar e conhecer mais a técnica  e através de livros de fotografia observou os fotógrafos e se inspirou nos seus estilos. Segundo o fotógrafo Carlos Leite Soares, os estudos da fotografia foram essenciais para seu aprendizado e aprimoramento dessa Arte Visual.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Depois que se aposentou sentiu a necessidade de continuar a produzir, mas agora dentro da área da fotografia onde segundo ele, assim poderia fugir das regras da engenharia. “Na engenharia, você tem uma rigidez de linhas e na fotografia você esquece essa rigidez, você é mais livre”.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Sua inspiração para essa exposição veio enquanto visitava seus filhos e netos. Nessas visitas, ele observava as fachadas das casas e edifícios, e percebeu que fotografá-las seria interessante. Focou nos detalhes, procurando olhar as formas, linhas, cores e peculiaridades de cada fachada, que segundo o fotógrafo, têm muito a ver com o morador e serviu também para prestar mais atenção na cidade onde vive. Disse ele: “Com a intenção de registrar diferentes momentos e detalhes do município, tenho o costume de sair para fotografar o dia a dia da cidade e suas particularidades. Nesse pensamento, saio pelo centro e por diferentes bairros do município, fotografando fachadas de casas, comércios, espaços culturais e centros religiosos e tantos outros, cada qual com sua “identidade”. Numa maneira típica, com o olhar focado nos detalhes específicos, após meses garimpando fachadas de prédios de Jacareí, apresento o resultado nessa exposição. Cada imagem traz, com detalhes, um relato de nossa história sempre em constante evolução”, e termina, “Pelas fachadas podemos conhecer um pouco de seus moradores, através das cores de suas paredes e dos detalhes pessoais”. Sua paixão dentro da fotografia é retratar a Arte, Cultura e Folclore de um povo, citou ele “A cultura do povo, é isso que gosto de fotografar”.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Um de seus projetos “Sofás Fora da Sala de Estar” consiste em andar pela cidade procurando sofás jogados na rua e fotografá-los. Ele relatou que “existem muitos sofás que mesmo em ‘boas condições’ são descartados pelos donos em lugares inadequados, muitas vezes na frente da própria casa ou até mesmo em terrenos baldios. Alguns já estão bem estragados e os donos consideram que está na hora descartá-los, por isso sempre tenho que andar preparado”, e continua, “Mesmo quando estou fotografando outra coisa de meu interesse e vejo um sofá, dou prioridade a isso, pois quero terminar esse projeto. Já aconteceu de eu ver um sofá jogado, mas estava sem a câmera, tive que voltar para casa e quando cheguei o sofá estava lá ainda, ou às vezes ele pode estar queimado quando não volto no mesmo dia”. Um outro projeto seu é: “Filtro Personalizado”, onde ele cria imagens abstratas através de tijolos de vidro.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

O fotógrafo já realizou outras exposições em Jacareí: Em 2001: “Luz, Câmera, Contemplação”, que se tratava de fotos do cotidiano da cidade de Jacareí e em 2002: “Diafragma”, com a participação de Dario Bueno, e Ailton Santos que foi realizada na Galeria 12 Horas pela Fundação Cultural de Jacarehy. Em 2009, participou do concurso EDP Bandeirantes Arte de Fotografar, e também do Mapa Cultural Paulista onde sua foto foi selecionada para a etapa regional em Caraguatatuba e depois para São Paulo, onde se deu o ciclo completo do mapa na edição de 2009/2010. Ele considera que a fotografia pode ser um registro de um momento ou até mesmo o resgate da História, mas também o sustento de uma família, com a arte de fotografar.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

A exposição “Detalhes 364 Fachadas de Jacareí” poderá ser conferida no MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba na rua XV de novembro, 143 – Centro das 8h às 14h de segunda-feira a sexta-feira até o dia 31/05/2016.

A exposição do fotógrafo Carlos Leite Soares é mais uma demonstração de que a fotografia é capaz de despertar olhares de quem fotografa e de quem aprecia as fotografias produzidas. Ela registra, compartilha e eterniza olhares que poderiam passar despercebidos de nossa percepção, revelando o patrimônio, o desenho, a arquitetura e a cultura de nossa cidade.

Quer conferir mais fotos da exposição? Tem uma História legal para contar?  Curta nossa página no facebook: Fotografias Criarte e mande sua mensagem.

Exposição 364 Fachadas de Jacareí
Exposição 364 Fachadas de Jacareí

Já pensou em eternizar um momento especial? Nós, da Criarte Fotografias realizamos esse sonho para você. Realizamos Books fotográficos de Gestantes, Individual e Crianças, fazemos cobertura fotográfica de Aniversários e Casamentos além de ensaio fotográfico de seu animal de estimação. Fazemos cobertura fotográfica de Feiras, Congressos, Palestras e Inaugurações, bem como também Festa, Jantares, Aniversários e Confraternizações empresariais.  Temos uma equipe altamente treinada e profissional para melhor atendê-los. Venha conferir nossos preços antes de contratar um serviço fotográfico.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *