Risco de quedas na velhice

0 0

* Por Ana Sílvia Varella Bagattini

13249393_10154243492102612_1453766627_n

A queda é um dos problemas de saúde mais comum em idosos. De uma maneira geral, o idoso tende a apresentar alterações no equilíbrio, devido ao enfraquecimento dos ossos, diminuição dos reflexos, baixa visão e audição. Ficando assim mais propensos à queda.

O gerontólogo é um profissional especializado para fazer a avaliação médica do idoso, a fim de definir quais adaptações devem ser priorizadas. Tornando assim uma casa com mais segurança, conforto e consequentemente mais qualidade de vida no dia-a-dia. O que chamamos de ambiência!

O que fazer então para evitar quedas?

Depois de feita a avaliação de quais são os fatores de risco, realizamos possíveis intervenções, junto aos familiares. A maioria das quedas acontecem dentro de casa, em especial banheiros e cozinhas. E há uma porcentagem maior nas mulheres, são mais susceptíveis, por realizarem mais atividades domésticas.

A casa ideal para o idoso deve possuir poucos móveis, para melhor circulação. Há a necessidade de colocar barras de apoio, altura correta de assentos, tapetes antiderrapantes para o banho ou cadeiras adequadas, se possível transformar escadas em rampas com corrimão, evitar a circulação de animais dentro de casa, não deixar objetos jogados pelo chão, não colocar móveis centrais e a importância de uma boa iluminação. As modificações ajudam a melhorar a autonomia e independência dos idosos para realizar seus afazeres do dia-a-dia.

Consequências físicas:

Lesões teciduais, fraturas, hospitalização, imobilização e problemas respiratórios, lesões neurológicas, entre outras.

A recuperação após uma fratura é um processo bastante delicado e lento. Dependendo do caso há a necessidade de cirurgias e imobilização, podendo ficar acamado, o que acaba, muitas vezes, desenvolvendo problemas respiratório, como a pneumonia.

As fraturas mais comuns em idosos são fêmur, vértebras e quadril. Perdendo muitas vezes sua independência, necessitando de cuidados especiais.

Vamos fazer a prevenção! Essas pequenas mudanças salvam a vida dos nossos idosos e proporcionam mais qualidade de vida em sua velhice.

Obs:O texto não reflete, necessariamente, a opinião do NJ

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *