Prefeitura faz vistoria em terrenos e casas e leva orientação no Parque dos Sinos

0 0
Foto: Alex Brito/PMJ
Foto: Alex Brito/PMJ

A Prefeitura de Jacareí, por meio das secretarias de Saúde e de Planejamento, promoveu uma ação no bairro Parque dos Sinos, com vistoria e orientação para os moradores e comerciantes. O foco dos trabalhos foi concentrado na orientação sobre a dengue e o aparecimento de animais peçonhentos (cobra, aranha e escorpião).

A ação contou com participação de 25 servidores, sendo agentes da Diretoria de Vigilância à Saúde e fiscais de Posturas. Apenas em 2016 foram emitidas cerca de 850 notificações sobre terrenos sujos no bairro. Já foram aplicadas mais de 350 multas.

ANIMAIS PEÇONHENTOS – Os agentes também explicaram para os moradores que, mesmo após a limpeza e capina de terrenos podem aparecer animais peçonhentos em residências que deixam o terreno em busca de um novo habitat. A orientação da prefeitura, além de não acumular entulho e materiais nos quintais, é não colocar as mãos e frestas e nos materiais sem luvas de proteção ou descalço (veja orientações abaixo).

Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente. Qualquer acidente com esses animais necessita de socorro o quanto antes em uma unidade de saúde que disponibilize o soro, além de identificar qual o animal causador do acidente.

MEDIDAS PREVENTIVAS EM CASA

  • Manter quintais limpos, sem acúmulo de entulho e lixo;

  • Não colocar as mãos em frestas ou buracos no chão, cupinzeiros, materiais de construção etc;

  • Não andar descalço em jardins e gramados;

  • Preservar os predadores naturais dos escorpiões: corujas, macacos, sapos, galinhas e gansos;

  • Combater a infestação de baratas e roedores, pois atraem animais peçonhentos;

  • Manter a casa sempre limpa, principalmente atrás de móveis, cortinas e quadros; Examinar calçados e roupas antes de vesti-las.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *