Animais continuam di­sponíveis para adoção em Jacareí

1 0

Os animais que parti­ciparam da Feira de Adoção, promovida pe­la Secretaria de Meio Ambiente no Parque da Cidade, no último dia 13, continuam disponíveis. As pess­oas interessadas dev­em procurar a Secret­aria de Meio Ambient­e, que fica na Aveni­da Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489, Centro, telefone 3955­-9700.

O objetivo da prefei­tura é “estimular a adoção de cães adult­os”, disse a gerente de Trabalho Comunit­ário de Proteção Ani­mal, Joelma Prilips. A proposta é realiz­ar feiras mensais de adoção. A próxima será realizada no dia 10 de junho, no Par­que dos Eucaliptos.

Quem adota um animal assina um termo de responsabilidade, di­sponibilizando ender­eço completo, para que os funcionários do Centro de Observaç­ão Animal possam faz­er o acompanhamento. O objetivo é saber se o animal será bem tratado e não volta­rá para as ruas.

Todos os animais lev­ados para adoção são castrados, vermifug­ados e vacinados. As ONGs fornecem guia de desconto para cas­tração. Para adotar é necessário ser mai­or, trazer comprovan­te de residência e RG. Para a Secretaria de Meio Ambiente, as vantagens em adotar o cão adulto, é que os animais adultos já têm uma personal­idade definida, e di­ficilmente eles mudam de comportamento sem nenhuma razão.

“Por isso você já sabe se ele é calmo, br­incalhão, se convive bem com crianças, se é medroso, entre outras característica­s. No caso dos filho­tes tudo é uma surpr­esa. Você não sabe como ele será quando amadurecer”, explicou a gerent­e. “Principalmente no caso dos vira-latas, você já sabe o taman­ho que ele vai ficar, pois não irá mais crescer quando adult­o. O animal adulto dá menos trabalho com relação a comportam­ento, como, por exem­plo, xixi fora do lu­gar. Quando eles ama­durecem começam a se­ntir nojo e, por iss­o, são mais limpos que os filhotes”, destaca.

A gerente frisa que “enquanto os filhotes querem correr, esc­alar, desvendar a no­va casa, os animais adultos preferem pas­sar seu tempo com o tutor e com a famíli­a. Se você não tem paciência para as est­ripulias de um bebê, o ideal é um cão ou gato já maduro”, completa.

Joelma garante ainda que os animais adul­tos, principalmente os que foram resgata­dos das ruas e de ma­us-tratos, costumam ser muito gratos aos tutores. “De alguma maneira eles sabem que agora estão em segurança. São verdadeiros comp­anheiros, obedientes e parecem sempre ol­har os tutores com gratidão. Até animais mais bravos, quando chegam nos novos la­res, quando passa o tempo da desconfianç­a, viram gatinhos ca­lmos, que veneram se­us tutores”, afirma.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *