Aterro Sanitário de Jacareí recebe nota 10 da Cetesb

0 0
Foto: Alex Brito / PMJ

O Aterro Sanitário de Jacareí foi o único dos aterros das cidades da região Metropolitana do Vale do Paraíba que recebeu nota 10 no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), pela aprovação das condições de tratamento e disposição de resíduos urbanos de 2011 a 2016.

No aterro funciona o complexo de tratamento de resíduos que inclui os setores de reciclagem, de tratamento de chorume, de beneficiamento de resíduos de construção civil e também de saúde (lixo hospitalar). O IQR é elaborado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Cerca de 300 funcionários da Concessionária Ambiental trabalham no Aterro, que funciona no bairro Cidade Salvador. Recebe cerca de 4 mil toneladas de resíduos úmidos, 740 toneladas de entulhos de construção civil e 2.100 toneladas de resíduos secos destinados a reciclagem.

Segundo o inventário, Jacareí só tem a comemorar: nota 7,8 em 2011, nota 10 em 2012, nota 9,7 em 2013, notas 10 em 2014, 2015 e 2016. O inventário começou a ser produzido em 1997. Os técnicos da Cetesb fazem visitas constantes aos aterros sanitários do Estado e atribuem notas a diversos quesitos, levando em conta duas categorias: inadequada (de 0 a 7) e adequada (de 7,1 a 10).

Para a secretária Rossana Vasques, “é com grande alegria que recebemos a notícia de que pelo terceiro ano consecutivo recebemos nota 10 da Cetesb para o nosso Aterro Sanitário. Temos no município uma Parceria Pública Privada (PPP) com a Ambiental Jacareí, e estamos em constante trabalho de adequação e melhorias nas instalações do nosso Eco Parque”.

O objetivo da Cetesb é incentivar as cidades a cumprir a meta estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a disposição final do resíduo de forma ambientalmente adequada. Confira algumas notas de outras cidades da região

.São José: 8,8

Taubaté: 9,8

Caçapava: 9,8

Aparecida: 9,6

Guaratinguetá: 9,6

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *