Cursos para Deficientes Visuais em Jacareí tem inscrições prorrogadas

0 0

Foto: Alex Brito/PMJ
Foram prorrogadas até sexta-feira (20) as inscrições para o projeto “Desvendando a Deficiência Visual 2018”, da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, que está oferecendo cursos de Informática, Braille e Soroban para deficientes visuais.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na própria Biblioteca (Av. Nove de Julho 215, Centro). Para se inscrever o aluno deverá ser alfabetizado e levar duas fotos 3×4, documento com foto e comprovante de endereço recente, que não precisa ser somente de Jacareí.

O primeiro módulo de Informática terá carga horária de 20 horas. Nele, os alunos aprenderão as noções básicas, a familiarização com o teclado e técnicas de digitação. Cada participante deverá levar seu próprio fone de ouvido, com plug padrão P2 de 3.5mm. Ao longo do ano serão oferecidos outros módulos do curso, nos quais os participantes aprenderão sobre a utilização de leitores de tela, navegadores de internet, redes sociais, editores de texto e planilhas de dados.

O curso de Braille para deficientes visuais, com carga horária de 60 horas, auxiliará o deficiente visual a desenvolver a leitura e escrita através do sistema Braille. Inicialmente, os alunos passarão pelo processo de pré-leitura e estimulação tátil. Posteriormente, serão abordados temas referentes à morfologia e grafia das palavras, do alfabeto, das letras, acentos gráficos e sinais de pontuação, bem como a disposição de frases, parágrafos e textos.

No curso de Soroban, os deficientes visuais serão apresentados ao ábaco japonês, utilizado para realizar cálculos matemáticos simples e avançados. Ao longo das 60 horas de duração do curso, os alunos passarão pelos processos de “Pré-Soroban” com uso de jogos, estimulação tátil, reconhecimento do ábaco, registros numéricos e, finalmente, cálculos aritméticos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.