Estudante representa Jacareí pela primeira vez em jogos paralímpicos do JESP

0 0

O sorriso estampado no rosto e o olhar cheio de vida já revelam o sentimento que há na garota Mikaeli Vitória Cristóforis, 12 anos. Mas mesmo assim ela faz questão de contar: “Estou muito feliz!”. O motivo é a conquista da vaga na bocha paralímpica dos JESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo), que será disputada de 4 a 6 de setembro.

A estudante, portadora de paralisia cerebral, é a única representante de Jacareí nos jogos paralímpicos dos JESP, que também são classificatórios para as Paralimpíadas Escolares do Brasil, o maior campeonato do mundo de jogos paralímpicos escolares.

“Essa é uma possibilidade. Mas o mais importante é o fato da Mikaeli poder representar a cidade nos Jogos Escolares, só a participação dela nessa competição já é uma vitória”, frisa o treinador e professor da Secretaria de Esportes e Recreação, José Guardia, o Zezinho. “É uma oportunidade dela se ambientar, ter a experiência em meio a outros atletas, isso é fundamental”, completa o treinador.

A chance de participar dos JESP veio de forma repentina. Mikaeli começou a treinar bocha há dois meses e esta é a sua primeira experiência em uma competição. “A bocha exige muita habilidade e é preciso pensar rápido. Estou treinando para fazer o melhor de mim nos jogos”, revela a atleta.

Para o secretário de Esportes e Recreação, Marcelo Bustamante Fortes, Mikaeli é um “talento” revelado nas escolinhas esportivas, que têm como proposta principal promover a saúde e qualidade de vida. “Logo no início, o professor (Zezinho) diagnosticou alguns talentos, entre eles a Mikaela, e o resultado é esse: com poucos meses já temos uma representante da nossa cidade no campeonato. Quem sabe não surja um novo Tó”, comenta o secretário, se referindo a um dos grandes nomes da bocha paralímpica, Antonio Lemes, o Tó.

Música e inglês – Mikaeli não se rende à limitação imposta pela paralisia cerebral, diagnostica perto de completar um ano de vida. “Ela é muito ativa, está sempre envolvida em alguma atividade” define sua mãe, Roberta Candeias Wenceslau. Estudante do sexto ano do ensino fundamental da escola pública Darci Lopes, no Jardim Paraíso, Mikaeli tem uma agenda bastante movimentada. Além de bocha, ela pratica hidroterapia, faz aulas de inglês e de música.

E para completar ainda divulga os quitutes que a sua mãe produz. “Ela me ajuda muito divulgando os meus salgados e doces. E faz no boca a boca para as pessoas que conhece”, diz a mãe. “Mas ela realmente faz muitas coisas gostosas, principalmente pão de mel e pizza enrolada”, atesta a garota.

E nas horas vagas, Mikaeli aproveita para ouvir as músicas do cantor favorito, Luan Santana: “Sou fã desde pequena”, afirma. E também brincar com o cachorro de estimação, o serelepe Mel, uma mistura de Vira-lata e LIasa, que, segundo a dona, “come tudo o que vê, até tijolo, de verdade”.

Sobre o futuro, Mikaeli diz que gosta de esportes, mas também pensa em outra carreira: “Quero ser veterinária desde criancinha. Amo os animais!”

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *