Banda Sinfônica participará da Copa do Brasil em dezembro

0 0

A Banda Sinfônica Jovem de Jacareí estará em dezembro participando da Copa do Brasil de Bandas e Fanfarras em São Paulo. A classificação foi após a conquista de campeã geral no 1º Concurso de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Ubatuba este mês.

De acordo com o maestro Mauro Bueno Junior, foram três campeonatos diferentes em setembro e outubro, sendo que um classificou para o mundial no Canadá em 2019 e no Japão em 2020. “Em Itaquera ganhamos o Geral e em Ubatuba também”, conta o maestro.

A Banda Sinfônica de Jacareí é um subgrupo do projeto “Educando pelos Caminhos da Música”, desenvolvido pelo Instituto de Arte e Cultura Maestro Mauro Messias, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de um termo de colaboração assinado em janeiro deste ano.

A Sinfônica de Jacareí possui 80 músicos, que tocam instrumentos diferentes da orquestra. A banda só usa instrumentos de cordas friccionadas como violoncelo e contrabaixos, e conta com um número superior de palhetas duplas como oboé e fagotes, e madeiras, com 8 flautas, 12 clarinetas, 7 saxofones. Da família dos metais são 4 trompas, 6 trompetes, 5 trombones, 2 eufônios, duas tubas e uma infinita variedade de instrumentos de percussão.

A banda tem uma formação especifica para campeonatos de bandas e fanfarras, resgatando a tradição de 40 anos da antiga Famuja- Fanfarra Municipal de Jacareí. Os ensaios da Banda Sinfônica acontecem aos sábados, das 13h30 às 17h, no EducaMais Jacareí.

Projeto Educando pelos Caminhos da Música – O projeto é formado por um total de 425 alunos de 10 a 25 anos, que estão em aprendizagem desde o processo seletivo de 2015. Visa a primeira formação musical para jovens que pretendem ingressar na carreira musical, e ainda dá suporte para o ingresso aos cursos técnicos e superiores de música. Estes alunos são divididos em Orquestra Sinfônica Jovem, Banda Sinfônica, Combo, Camerata de Cordas, Camerata de Sopros e Grupos de Percussão.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *