A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passou a disponibilizar banheiros químicos em todas as feiras livres da cidade. O serviço cumpre a determinação da Lei 6214/2018, de autoria do vereador Rodrigo Salomon (PSDB), sancionada pelo prefeito Izaias Santana.
A feirante Vanessa Cabral trabalha há 13 anos na feira do Jardim Paraíba (Avenida Major Acácio Ferreira) comercializando bananas e outras frutas. Ela contou que ficou contente com a chegada dos banheiros químicos. “Antes precisávamos pedir para os moradores e comerciantes da região para deixar a gente usar o banheiro deles. Agora ficou muito mais fácil e digno, estou muito satisfeita com a iniciativa”, comentou.
O munícipe Carlos Silva, morador da região central, também aprovou a novidade. “O pessoal chega cedo na feira para montar as barracas e fica muito tempo trabalhando, é essencial que tenha banheiros disponíveis. Para a gente que fica pouco tempo na feira é mais tranquilo, mas se acontecer uma emergência sabemos onde ir”, comentou.
O prefeito Izaias Santana esclareceu que esta é uma reivindicação antiga dos feirantes e da comunidade. “A prefeitura conseguiu se estruturar para solucionar o problema. Vamos cobrir a agenda de todas as feiras livres de Jacareí, oferecendo um serviço de qualidade para a população”, concluiu.
LEGISLAÇÃO – A Lei 6214/2018 dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de banheiros químicos removíveis nas feiras livres de Jacareí, realizadas em locais abertos e que não disponham de instalações sanitárias públicas.
A lei esclarece que os banheiros deverão ser individualizados por sexo, com instalações independentes, colocados em local seguro e com fácil acesso. Além disso, informa que o serviço engloba a instalação, manutenção, higienização e remoção dos banheiros químicos, devendo a instalação ocorrer conforme horário de chegada dos feirantes, sendo retirados logo após o término da feira.