A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) inicia na quinta-feira (9), às 10h, a fase de coleta de depoimentos para investigação de crime de estelionato que gerou o desvio de mais de R$ 317 mil de conta bancária da Câmara Municipal de Jacareí.
O primeiro depoimento será prestado pelo gerente da agência do banco Santander S.A, Paulo Guimarães. A indicação foi definida durante reunião entre membros da Comissão formada pelos vereadores Paulinho do Condutores (PR), Fernando da Ótica Original (PSC) e Paulinho do Esporte (PSD), respectivamente presidente, relator e membro.
O diretor é o responsável pela conta bancária do Legislativo Municipal da qual foi desviado o montante de R$ 317.287,00, valor que seria utilizado para o pagamento da folha de servidores. O crime de estelionato ocorreu em 26 de setembro de 2018.
Além da convocação, a Comissão também protocolou ofício junto ao banco Santander de Jacareí, exigindo da instituição financeira o encaminhamento de cópia de demonstrativo contratual da conta corrente envolvida para análise da Câmara.
Histórico – Em novembro de 2018 a Câmara Municipal apresentou relatório de procedimentos adotados em relação ao ocorrido. No ofício, o Legislativo esclarece as providências adotadas a partir da data do crime, com a confecção de Boletim de Ocorrência junto à Delegacia Seccional de Jacareí, em 27 de setembro, assim como apresentação de manifestação escrita por parte dos servidores que tiveram contato com a ocorrência.
No dia 3 de outubro a Câmara apresentou contestação administrativa junto ao Banco Santander S.A, responsável pela conta, solicitando o ressarcimento do montante desviado, assim como disponibilizou o computador que realiza as operações financeiras para perícia especializada da Polícia Civil.
Em 4 de outubro foi instaurado processo de averiguação preliminar, concluído em 1º de novembro, com a apresentação de relatório que apontou falhas no sistema de segurança do banco para compartilhamento de dados financeiros na conta da Câmara.