Inverno começa nesta sexta-feira

0 0
Fábio Vieira/FotoRua/Folhapress

O inverno começa às 12h54 desta sexta-feira, 21, e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve registrar temperaturas acima da média nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A estação se encerra na madrugada do dia 23 de setembro, quando dá lugar à primavera.

 

O El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019, e sua influência ainda será sentida nos meses de inverno. Um dos efeitos do fenômeno, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil.

 

Durante este inverno, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano. Com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, o inverno de 2019 terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. O que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas, eventualmente frias no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste.

 

A estação também tem como característica a redução de chuvas nas três regiões e em partes do Nordeste e do Norte do Brasil. Com a diminuição da temperatura, ocasionada pelas massas de ar frio do sul do continente, amplia-se a probabilidade de ocorrerem geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul, além da queda de neve nas áreas serranas e planaltos do Sul do país e friagem em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *