‘Junho Violeta’ reforça o combate à violência contra a pessoa idosa

0 0

Um levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou na última quarta-feira (12)  um aumento de 13% nas denúncias e violações contra a pessoa idosa no Brasil, comparado a 2017.

 

Reforçando importância ao combate à violência na melhore idade, foi encerrada em Jacareí, nesta sexta-feira (14), a semana de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

 

Com o lema Silêncio é cumplicidade e notificar é cuidar, a programação do ‘Junho Violeta’ – realizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) – trouxe várias ações, como caminhada, exibição de documentário, exposição dos materiais das oficinas dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos com idosos e apresentações de dança dos frequentadores da Casa Viva Vida.

 

Ana Paula Pascoal Silva Tavares, coordenadora do CREAS – Unidade II, explica que a violência é uma questão cultural e é necessário romper esses padrões com uma nova perspectiva. “Trouxemos ações para que todos olhem para os idosos com outros olhos. A melhor idade é repleta de vitalidade e poder de transformação“, afirmou.

 

Josefa Torquato de Oliveira, 65 anos, frequentadora do CRAS e da Casa Viva Vida, diz que o idoso tem o direito de que ser protegido. “Precisamos de respeito e assas ações ajudam no enfrentamento e combate à violência na terceira idade, tanto na motivação para a denúncia quanto no aconselhamento de quem convive com a nossa faixa etária”, compartilha.

 

Cerca de 50 pessoas marcaram presença nas atividades que começaram na última terça-feira (11) e encerraram-se nesta sexta-feira (14), no CREAS – Unidade II. Estiveram presentes os frequentadores dos serviços de convivência e da Casa Viva Vida, profissionais de áreas diversas e funcionários da Secretaria de Assistência Social.

 

Priscila de Oliveira Sanches, diretora da Proteção Social Básica do município, reforça a importância de falar sobre a temática e desvendar o assunto. “Falar sobre o tema faz parte do nosso trabalho preventivo. Ao trazer à tona a violência contra a pessoa idosa, buscando solucionar o problema e agir diretamente no combate a esse tipo de abuso, seja ele qual for”, argumenta.

 

Caso uma pessoa tenha suspeita de violência contra idosos, a denúncia pode ser feita no Conselho Municipal do Idoso, Diretos Humanos (disque 100), Guarda Municipal (disque 153) ou na Delegacia de Polícia (12 3953-2277).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *