Mães “põem a mão” na terra e criam horta em escola municipal

0 0

“Vamos fazer uma horta para vocês plantarem, cuidarem, colherem e depois comerem, para que vocês saibam de onde vem o alimento”. Foi o que a mãe Edite Leite de Souza disse para sua filha Maria Helena de Souza Morais, de seis anos, aluna da EMEI Prof. João Lino Filho, no Jardim do Vale. Ela e mais quatro mães estão empenhadas em organizar uma horta na unidade e outras já se comprometeram em ajudar nesta iniciativa.

“Capinamos, arrancamos o mato, deixamos a terra bem bonitinha, limpamos tudo”, disse Edite, que participou de uma reunião na escola, com a diretora Adriana Aparecida da Cunha, para que, em conjunto desenvolvessem esse projeto, com a participação dos pais.

As mães presentes entenderam que é de interesse dos próprios filhos. “Combinamos, fizemos a horta junto com outras mães, trouxemos material. Foi bem interessante. As crianças estavam no recreio nos vendo e querendo saber o que estávamos fazendo”, falou.

Edite disse ainda que é importante ter mais projetos como este para as crianças mexerem na terra. Segundo ela, foram plantadas mudas de cebolinha, coentro, alface, juntamente com as crianças, dos dois períodos. São duas hortas, “por enquanto, porque o plano é fazer mais”, afirmou a mãe.

“Estou muito feliz por fazer parte deste projeto. Essas crianças estão crescendo e só pensam em celular e jogos. Desde cedo eu trabalhei na roça, até os meus 17 anos, e tenho muito orgulho disso”, completou a mãe, que está animada com a proposta da escola.

As crianças ficam entusiasmadas quando estão cuidando da horta. “Salada é muito bom para a saúde”, falam, disputando de quem é a vez de regar as plantas.  A diretora Adriana Aparecida da Cunha ressaltou que as mães “compraram a ideia, capinaram e prepararam o terreno e plantaram. É muito importante a participação dos pais no processo escolar da criança. Esta parceria família-escola é fundamental. Os alunos só ganham com esta iniciativa”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *