Com um mês de atuação, Operação Inverno realiza 574 abordagens

0 0

Muitas vezes, algumas atitudes no inverno aquecem mais do que apenas um agasalho. Dessa forma, compreendendo que a abordagem especializada à população de rua tem a missão de proteger as pessoas por meio da oferta de serviços de assistência social, a Operação Inverno está atuando pelas ruas de Jacareí desde o dia 15 de junho e já chegou ao número de 574 abordagens.

 

A ação realizada por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Guarda Civil Municipal, Santa Casa de Misericórdia, SAMU, Secretaria de Saúde e comunidades religiosas, ainda atuará até o final do mês, podendo ser prorrogada até agosto, dependendo das baixas temperaturas.

 

Durante o período da abordagem, das 19h às 00h, a equipe composta por profissionais agentes sociais, agentes comunitários, assistentes sociais e motorista, além da participação de um profissional da saúde, visa intensificar as buscas e atendimentos à população que se encontra nas ruas, convidando-os a se retirar da rua para a proteção integral.

 

No primeiro momento, as pessoas são levadas à Casa de Passagem e, após banho, alimentação e pernoite, os encaminhamentos são tomados de acordo com o atendimento individual realizado. O itinerário é traçado conforme o reconhecimento do território, que consta no mapeamento da abordagem social ou também pelas sugestões recebidas pelos munícipes por telefone.

 

Segundo a secretária de Assistência Social, Patrícia Juliani, a Operação Inverno é de extrema importância para acessar todas as pessoas que estão em situação de rua. “Sabemos sobre os riscos da baixa temperatura, e por isso, o olhar humanizado e o respeito às pessoas é essencial. Diariamente, a equipe da abordagem social tem a missão de ofertar serviços qualificados para a população de rua, oferecendo dignidade e a chance de recomeço”, conclui.

 

A.T.L, 37 anos, foi abordada pela Operação Inverno e decidiu ir para a Casa de Passagem, com a esperança de recomeçar. “Eu quero retomar a minha vida e talvez lá eu tenha essa chance”, compartilha.

 

A supervisora da abordagem social, Simone Toledo, diz que a aceitação da população de rua este ano está maior. A assistente social também ressalta que, dentre os problemas identificados, a dependência do álcool é o maior. “O nosso trabalho de retirar a população da rua é desafiador, mas buscamos vencer as estratégias criadas por eles mesmos. Precisamos olhar para essas pessoas como seres humanos que precisam de todas as políticas sociais para vencer os obstáculos”.

 

A sede do serviço especializado de abordagem social fica na Rua Dr. Paulo de Oliveira Costa, 51, Centro. Além dos contatos (12) 3951-6811 ou (12) 9 9156-0089, o contato pode ser realizado também pelo e-mail [email protected].

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *