Consumidor poderá bloquear chamadas de telemarketing a partir desta terça

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As empresas de telefonia lançaram nesta terça (16) a lista nacional de bloqueio de telemarketing. O consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky deve se cadastrar no portal www.naomeperturbe.com.br.

 

A lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. Portanto, o consumidor está protegido apenas das chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing indesejadas, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência.

 

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 000 reclamações de consumidores, uma média mensal de 2 800 queixas. Sendo que a média do ano de 2018 foi de 2 200 reclamações por mês.

 

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