São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (13) uma campanha de vacinação contra o sarampo em crianças de 6 meses a menores de 12 meses. As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde do município das 8h às 17h.
A Vigilância Epidemiológica do Estado confirmou na tarde desta segunda-feira (12) o envio de um lote extra de 5.400 doses da vacina para atender a este público específico. Os pais e responsáveis devem levar a carteira de vacinação das crianças para registro e atualização.
A aplicação da chamada “dose D” visa proteger os bebês e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação. Ou seja, os pais ou responsáveis deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral novamente aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.
Após a aplicação da “dose D”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.
São José dos Campos, assim como outras 3 cidades do Vale do Paraíba, foi incluída no mapa da campanha de vacinação devido à situação epidemiológica de surto ativo de sarampo. Até esta segunda-feira (12), foram registrados 5 casos positivos da doença e 78 estão em investigação.
Para interromper a cadeia de circulação do vírus do sarampo, o Ministério da Saúde, em parceria com os Estados e municípios, estão realizando diversas ações, entre elas, o bloqueio vacinal seletivo, com o objetivo de combater os surtos de sarampo.