Biografia do fundador da Santa Casa será lançado sexta em Jacareí

0 0

O português “Mário Fonseca” e a brasileira “Ana Luiza do Patrocínio”, irão lançar na próxima sexta (01/11), às 19h, no Ibis Hotel, o livro “O Trisavô Brasileiro” que conta a história do fundador da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, Dr. Joaquim Moutinho dos Santos, homem que desenhou a planta do hospital e executou a construção.

Após dois anos de pesquisas nos dois lados do Atlântico e num trabalho de coautoria lusobrasileiro, terminou-se agora a biografia de um dos maiores proprietários da Maia do século XIX, mais propriamente de Águas Santas, que presidiu o município entre 1870 e 1872 e que, no Brasil, deixou o rasto de um humanista, tendo construído o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, criado para atender a saúde pública do município, cuidando dos pobres, ricos e dos escravos ganhando assim laços de afeto daqueles com quem convivia.

O Dr. Joaquim Moutinho dos Santos, um português de quem muito pouco se sabe, vê agora consagrada a sua trajetória num registro baseado tanto em dados pessoais, autobiográficos, como em documentos diversos, que levam o leitor a conhecer não só a sua vida e sua família, como outros aspetos interessantes tais como o modo de vida e a história do século XIX em Portugal e no Brasil, e a questão da emigração neste século, com o regresso dos “brasileiros” a Portugal.

A biografia “O trisavô brasileiro” cujo a história liga Portugal e Brasil, tornando-se assim mais uma ponte entre os dois países, mais concretamente entre a cidade de Maia (Portugal) e Jacareí (São Paulo) onde funciona o hospital “Santa Casa de Misericórdia” desde 1850, fundado pelo biografado será com certeza uma viagem pela história do século XIX em geral e para aqueles que de alguma forma estão ligados ao Doutor Moutinho, seja por laços familiares, pois deixou uma vasta descendência com muitos médicos, ou por questões históricas relacionadas a  Águas Santas, Maia ou Jacareí, São Paulo, cidades pelas quais Moutinho dos Santos dividiu a sua vida e a sua família.

O lançamento do livro “O Trisavô Brasileiro” acontecerá no Brasil, dia 01 (sexta-feira), às 19h , No Ibis Hotel (Rua Tiradentes, 299 – Centro, Jacareí – SP). Os autores Mário Fonseca e Ana Luiza do Patrocínio estarão presentes para noite de autógrafos, leituras e venda do livro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *