O time de atletismo paralímpico de São José dos Campos, gerido pelo Instituto Athlon, conquistou o terceiro lugar na classificação geral do Campeonato Brasileiro 2019, realizado entre sexta-feira (27) e domingo (29), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
Com o resultado, a equipe de atletismo paralímpica de alto rendimento de São José passa a ser considerada uma das três mais importantes do país. Isto mostra uma grande evolução em relação ao ano passado, quando terminou a mesma competição em 61º lugar.
A equipe ganhou um total de 19 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e quatro de bronze. Os destaques foram os corredores Lorena Spoladore e Edson Pinheiro. Lorena, com seu guia Renato Ben Hur, conseguiu vaga para as Paralimpíadas de 2020, em Tóquio. Edson levou três ouros, nos 100, 200 e 400 metros rasos.
Também brilhou o corredor Everton Silva, que em seu primeiro ano de competição conquistou o título de campeão brasileiro nos 200 metros rasos, junto com seu guia Guilherme Lomba.
O Athlon/São José levou a maior delegação joseense nesse tipo de competição, com 17 atletas classificados por índice técnico. Participaram do campeonato 872 atletas, dentre eles 50 medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, disputados em agosto no Peru.
Goalball em São José
Também no final de semana, foi disputada na quadra do Centro Esportivo Jardim Morumbi, na região sul, a terceira etapa da série A do Campeonato Paulista de Goalball, reunindo atletas PCD com deficiência visual. São José venceu todos os seus jogos: 11 a 7 contra o APADV São Bernardo, 13 a 3 contra Franca e 16 a 6 diante do Sesi Suzano.
A etapa definiu as quatro melhores equipes do Estado de São Paulo para a disputa das semifinais e finais da competição. A final ocorrerá no dia 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A equipe Athlon/São José também está classificada para a série A do Campeonato Brasileiro que será disputado no mesmo local nos dias 8 e 13 de outubro. O campeonato reúne as doze melhores equipes do país.