‘Consultório na Rua’ leva cuidados de saúde à população em situação de rua

0 0

Nos últimos dois anos o ‘Consultório na Rua’ atendeu 462 pessoas. De março a dezembro de 2018, foram 198 usuários abordados. Já durante todo o ano de 2019, o número chegou a 264 usuários.

 

O serviço, que começou a funcionar em março de 2018, consiste em uma equipe de saúde composta por profissionais multidisciplinares, que vão a campo, de forma itinerante, levar o cuidado integral à saúde das pessoas em situação de rua.

 

Se em uma situação normal, a maioria das pessoas negligenciam os cuidados de saúde e procuram cuidados médicos só quando estão doentes, o quadro piora para as pessoas que vivem em situação de rua, sem os cuidados básicos de higiene, sob condições adversas do tempo, com alimentação prejudicada e, muitas vezes, fazendo o uso excessivo de álcool e drogas, com as chances de enfrentar problemas de saúde muito maiores.

 

Diante deste cenário, a equipe do programa, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e agentes sociais, vai para as ruas oferecer cuidados de saúde a essas pessoas que estão em uma situação de alta vulnerabilidade social.

 

São realizados procedimentos básicos como verificação de pressão, aplicação de vacinas, verificação de glicose, pequenos curativos, oferta de medicamentos, vigilância para doenças como tuberculose e hanseníase, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), além de aconselhamento sobre cuidados com a saúde, distribuição de preservativo e encaminhamento para outros serviços mais complexos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *