SAAE inaugura 3 laboratórios para análises e garantia da eficiência no tratamento de esgoto

3 0

Nesta terça-feira (18) o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) inaugurou três laboratórios de análises de efluentes na Estação de Tratamento de Esgoto Central, em Jacareí. A obra foi planejada em 2017, o projeto foi elaborado em 2018 e a execução teve início em 2019.

Com a conclusão da obra, o SAAE terá o domínio da situação do processo de tratamento das ETEs em tempo real, visando uma melhor tomada de decisão para obter sempre o melhor rendimento e a eficiência no processo de tratamento de esgoto.

Tratar e realizar análises de efluentes significa preservar o Rio Paraíba do Sul, os córregos do município e o meio ambiente como um todo, garante a qualidade da água para consumo e, o mais importante, preserva a saúde e a qualidade de vida da população.

Com os laboratórios próprios do SAAE em operação, é prevista a economia de R$ 285.452,44 por ano com a realização dos ensaios semanais de monitoramento do processo da ETE Central, que eram realizados por laboratório terceirizado.

AGILIDADE – Foram construídos laboratórios físico-químicos, de processos e microbiológico, que trarão agilidade nas análises de diversos parâmetros de controle de processo e de qualidade do efluente tratado, tais como: eficiência de redução de demandas bioquímicas de oxigênio (DBO) e a química de oxigênio (DQO), oxigênio dissolvido, verificação da redução de coliformes fecais na saída de tratamento do efluente, eficiência de redução de sólidos, verificação da redução da cor verdadeira e turbidez do efluente tratado, dentre outros parâmetros.

A partir de agora, será possível expandir o monitoramento para outras Estações de Tratamento de Esgoto do município, o que até então não era realizado.

Na construção dos novos laboratórios e na ampliação do prédio existente foi investido o total de R$1.296.241,71 com recursos próprios do SAAE.

“É uma grande conquista para o SAAE e para nossa cidade ter laboratórios próprios para análises de efluentes. A partir de agora será possível monitorarmos e acompanharmos, a todo tempo, a eficiência do tratamento de esgoto. Tratar o esgoto de forma correta e eficiente, é garantir a qualidade da água, é cuidar e preservar o Rio Paraíba e os córregos da cidade, e, o mais importante, é cuidar da população. Estamos inovando, avançando e melhorando o saneamento em Jacareí”, destaca o presidente do SAAE, Nelson Prianti Junior.

 

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *