Vereadores iniciam trabalhos de 2020 com projeto de lei de conscientização sobre endometriose

0 0

A Câmara Municipal de Jacareí inicia na quarta-feira (5), a partir das 18h, as discussões dos projetos de lei em 2020.

 

Na pauta da primeira sessão do ano os vereadores votarão projeto de lei do vereador Rodrigo Salomon (PSDB), que sugere a inclusão da Semana de Conscientização da Endometriose no calendário oficial do município, que ocorrerá no dia 13 de março de cada ano.

 

“A medida tem o objetivo de promover a divulgação de ações educativas, preventivas, terapêuticas, reabilitadoras e legais relacionadas a endometriose, por meio de “folders”, cartazes, palestras públicas, seminários ou conferências”, disse Salomon.

 

Na realização das campanhas serão envolvidas as redes públicas de ensino e de saúde, bem como as entidades relacionadas com a saúde da mulher e com o direito da mulher.

 

Para aprovação, basta o voto favorável da maioria simples (sete votos) dos parlamentares em Plenário.

 

A Endometriose é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

 

O endométrio é uma mucosa que reveste a parede interna do útero, sensível às alterações do ciclo menstrual, e onde o óvulo depois de fertilizado se implanta. Se não houve fecundação, boa parte do endométrio é eliminada durante a menstruação. O que sobra volta a crescer e o processo todo se repete a cada ciclo.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *