Educação de Jacareí distribui atividades impressas para alunos sem internet

1 0

Os alunos da rede municipal de ensino, de Jacareí, que não têm acesso à internet poderão retirar as atividades disponibilizadas de forma impressa na unidade escolar, conforme cronograma de cada escola. Aquelas famílias que possuem dois ou mais filhos matriculados, e as famílias que possuem filhos na mesma Unidade, deverão receber estas atividades em um mesmo dia e horário, uma vez ao mês.

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ressalta que todos os devidos cuidados serão tomados na retirada de materiais físicos. Também estão sendo apresentadas orientações para a organização dos empréstimos do acervo literário das escolas, com os cuidados necessários para evitar a disseminação da COVID-19. Serão oferecidas sugestões de atividades para a promoção de leitura neste período.

Para a comprovação das atividades escolares não presenciais, durante o período de restrição devido à pandemia, as instituições de ensino deverão registrar de forma pormenorizada, e arquivar o que demonstrar que foi realizado fora da escola, a fim de que as escolas possam ser autorizadas a compor a carga horária de atividade escolar obrigatória.

Com relação ao controle da carga horária dos estudantes, o registro de presença nas aulas continuará ocorrendo, enquanto as escolas estiverem sem atividade presencial, e será realizado pelo professor, a partir da participação nos grupos de discussão na Sala de Aula Virtual ou em outras plataformas que a escola utilizar.

Serão registradas as atividades e trabalhos solicitados pelo professor, no caderno do aluno, entrega de atividades pelos estudantes, preferencialmente no formato digital. Planilhas digitais e relatórios para registros das atividades realizadas pelos alunos serão produzidos pelos professores.

Caderneta – A frequência dos alunos será registrada pelo professor em formulário próprio, de acordo com a Caderneta, que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Já a carga horária dos professores, durante o período de teletrabalho, ocorrerá pela contabilização da carga horária cumprida. Serão considerados: realização das atividades dos docentes com seus alunos, devidamente registradas; participação nas reuniões de orientação e planejamento da unidade escolar e da Secretaria de Educação, preferencialmente em regime de teletrabalho, respeitando o período de trabalho; participação em grupos de discussão virtual indicados pela Secretaria de Educação ou em outras plataformas que a escola utilizar durante o seu horário regular de trabalho; entrega de registros das atividades propostas via recursos das plataformas digitais de interação; colaboração e compartilhamento simultâneo e demais que forem necessárias por meio da organização do contato com os alunos (via telefone/WhatsApp/outros meios).

Planejamento – A Secretaria Municipal de Educação realizará o planejamento em todas as segundas-feiras, junto com a equipe gestora, e terças e quintas-feiras serão dias destinados para organização do contato com os alunos (via telefone/WhatsApp/outros meios); monitoramento; mapeamento; registro de planilha própria; o acesso de seus alunos às atividades disponibilizadas, seja de forma digital ou física; contato às famílias dos alunos que não acessaram ou buscaram os materiais; realização de ações articuladas com a gestão e demais profissionais, para que esses materiais cheguem a todos os alunos, nas diversas estratégias oferecidas; orientação às famílias/alunos que todas essas atividades disponibilizadas devem ser enviadas para a escola no retorno às aulas presenciais, como documentação comprobatória para contabilizar a carga horária prevista.

“A rotina de planejamento é fortemente indicada para que isso aconteça mediante teletrabalho”, explica a secretária Maria Thereza Ferreira Cyrino. As equipes gestoras, juntamente com o seu grupo escolar, deverão se unir remotamente com o grupo da escola, para planejamento às segundas-feiras.

Apoio – Os professores que não puderem participar do teletrabalho, deverão ir até a escola para realizar estas atividades, desde que observados os procedimentos para evitar a COVID-19. O Centro de Formação disponibilizará ações formativas para apoiar os professores e coordenadores na elaboração de roteiros de atividades, para continuidade da aprendizagem dos estudantes, e orientar quanto ao uso de metodologias relacionadas às tecnologias na Educação.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
100 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *