UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz passa a ser exclusivo para enfrentamento ao Coronavírus

11 0

A partir desta segunda (11) algumas das adaptações no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) à população começaram a valer em Jacareí. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Dr. Thelmo de Almeida Cruz já está totalmente adaptada para atender exclusivamente os pacientes com sintomas do novo Coronavírus (COVID-19), incluindo os casos mais graves da doença, que precisarão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esta unidade contará com 30 leitos equipados para este atendimento intensivo, divididos em uma sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), duas salas de emergência e uma sala de observação.

Além disso, a unidade também está com toda a estrutura adaptada para oferecer segurança aos profissionais de saúde, com uma sala de paramentação, onde médicos, enfermeiros e técnicos irão vestir todos os equipamentos de segurança, e uma sala de desparamentação, onde os descartes de lixo e higienização serão realizados. Na linha de frente desta luta para salvar as vidas do Coronavírus estão escalados 70 profissionais da saúde, com cinco médicos dedicados para cada plantão.

O coordenador clínico da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, Dr. Luiz Felipe Hisse, destaca o quanto o período é desafiador. “É um momento delicado, mas temos um grande suporte técnico. Como profissional da saúde, atuar nessa batalha é uma mistura de gratificação e preocupação com um possível colapso do Sistema Único de Saúde. Por isso, minha maior recomendação é o isolamento social. Ficar em casa continua sendo a principal medida para o combate e prevenção da doença”, reforça o clínico-geral.

Santa Casa – Os casos clínicos adultos, que antes eram atendidos na UPA Dr. Thelmo, foram remanejados para o espaço da Santa Casa Clínicas, que é o prédio do ambulatório da Santa Casa de Misericórdia de Jacareí. O espaço foi dividido em oito salas de observação e duas salas de emergência.

De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Rosana Gravena, este plano de enfrentamento à pandemia foi pensado para proteger a população do risco de contaminação da doença. “Essas mudanças são importantes para que o paciente portador de doenças crônicas continue tendo um atendimento de qualidade, separado da estrutura montada para os suspeitos e confirmados do novo Coronavírus (COVID-19)”, pontua.

Pediatria – Já o atendimento pediátrico, que antes também era realizado na UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, terá continuidade na Unidade de Pronto-Atendimento do Parque Meia Lua. Vale ressaltar que, para os pais ou responsáveis que chegarem até a UPA Dr. Thelmo sem possibilidade de condução para levarem as crianças à UPA do Parque Meia Lua, serão disponibilizados veículos da Secretaria de Saúde para auxiliar no trajeto.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
100 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *