Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular segue com atendimentos na Secretaria de Saúde de Jacareí

0 0

A Toxina Botulínica Tipo A, popularmente conhecida como Botox, é uma neurotoxina produzida por uma bactéria que age diretamente no relaxamento muscular. Muito mais que fins estéticos, a substância é indicada no tratamento neurológico de diversas patologias, como a espasticidade muscular (rigidez muscular patológica) e as distonias (contrações musculares involuntárias).

Em 2018, foi pleiteado junto ao Governo do Estado, que as aplicações dos munícipes residentes em Jacareí ficassem sob responsabilidade do próprio município. Hoje, a cidade tem cerca de 140 pacientes cadastrados que necessitam deste tratamento.

Este ano, após a entrega de diversos documentos, vistorias e visitas técnicas, o governo estadual autorizou Jacareí a realizar a aplicação em seus munícipes, bem como nos residentes de Igaratá e Santa Branca.

O serviço é disponibilizado gratuitamente à população, mediante encaminhamento médico, no Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular, localizado no Centro de Reabilitação, com capacidade para cinco avaliações de casos novos e oito aplicações semanais. A equipe é composta por médico neurologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e um profissional habilitado especificamente para estas aplicações.

A secretária de Saúde de Jacareí, Dra. Aguida Fernandes, explica que o tratamento é indicado após rigorosa avaliação médica realizada por neurologista especialista. “Muitas lesões que acometem o sistema nervoso central (cérebro e medula) geram sequelas motoras que se caracterizam por rigidez muscular e aumento dos reflexos nervosos. Esse quadro afeta a qualidade de vida dos pacientes e de seus cuidadores, dificultando principalmente a realização das tarefas cotidianas”, explica a médica.

Tratamento – A aplicação é feita nos músculos acometidos e tem como efeito um relaxamento temporário, que pode durar de três a seis meses (cada pessoa reage de uma forma diferente). Neste período os exercícios são intensificados para que, quando o efeito passar, o músculo esteja em uma condição funcional melhor da que possuía antes da aplicação. Para isso, tanto o paciente quanto o familiar responsável são orientados sobre exercícios e atividades que necessitam de repetições diárias, com acompanhamento periódico da equipe.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas no Centro de Reabilitação, pelo telefone (12) 3955-9600, ramal 9744.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *