Veja as mudanças em Jacareí após avanço à fase verde do Plano SP

3 1

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) que o município de Jacareí – assim como toda a região do Vale do Paraíba –, avança para a ‘Fase 4’ (Verde), do ‘Plano São Paulo’. As novas regras passam a valer a partir deste sábado (10). A novidade é que, agora, as atividades permitidas poderão funcionar com limite maior de capacidade (60%) e com menos restrições. O horário de atendimento presencial passa a ser de até 12 horas diárias – seguidas ou não –, de domingo a domingo. Os bares, restaurantes, padarias e similares tem algumas especificações explicadas a seguir.

Vale destacar que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal de Justiça entendem que o município não deve dispor de forma contrária ao que for estabelecido pelo Estado. Portanto, o papel do município é adequar, à sua realidade, as regras fixadas pelo Estado.

Veja alguns detalhes a seguir.

Bares – Bares, restaurantes e similares podem passar a ter ocupação máxima limitada a 60% da capacidade do local. O consumo local deve encerrar, no máximo, às 22h e a permanência no estabelecimento deve ser, no máximo, até às 23h, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Delivery e Drive-Thru podem funcionar após as 23h. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.

Os shoppings, comércio, área de serviços, salões de beleza e barbearias, por exemplo, podem funcionar com capacidade aumentada para até 60% e horário de até 12 horas de abertura.

Parques – A partir de 13 de outubro, o Parque dos Eucaliptos segue funcionando das 6h às 12h, mas, agora, de domingo a domingo. Já o Parque da Cidade ampliará seu funcionamento: das 6h às 20h, também todos os dias. Os detalhes de limitação dos espaços e de atividades que podem ser praticadas nestes locais estão no Decreto.

Quadras esportivas – Uma novidade é o funcionamento de quadras esportivas particulares, desde que haja controle de acesso e cumprimentos dos protocolos estabelecidos pelo Plano São Paulo e pela Vigilância Sanitária municipal.

Eventos Culturais – O que mudou? Na Fase Amarela, os eventos, convenções e atividades culturais puderam acontecer com 40% de capacidade, horário reduzido a 8 horas, controle de acesso, venda apenas online, hora marcada e assentos marcados. Além disso, os assentos e filas tinham que respeitar distanciamento mínimo. Já na Fase Verde, os eventos seguem, em Jacareí, com 40% da capacidade do local, de domingo a domingo, limitados a 10 horas diárias, seguidas ou não, tendo controle de acesso e número de pessoas, observando a lotação máxima. Compra antecipada (horários pré-agendados). Público poderá ficar em pé, com distanciamento (marcações dispostas para delimitar a distância mínima). Deve-se, obrigatoriamente, usar máscaras em todos os ambientes. E adoção de protocolos geral e específicos para o setor.

Não autorizadas – Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, torcidas em estádio e grandes shows com público em pé, não estão autorizadas mesmo nas regiões classificadas na fase 4 (verde).

Acesse o DECRETO MUNICIPAL Nº 1.173 (de 9 de outubro de 2020), na íntegra.

—————

Endereço e contatos da Vigilância à Saúde de Jacareí

Praça Professor Luis de Araújo Máximo, nº 98 – Jardim Paraíba.

Telefone: (12) 3955-9623

E-mail: [email protected]

 

 

Happy
Happy
36 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
18 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
9 %
Surprise
Surprise
36 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *