O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (30) em coletiva que todo o Estado de São Paulo vai regredir para a fase amarela do plano de combate ao novo coronavírus.
Dessa forma, comércio, bares, restaurantes e eventos culturais terão mais restrições. Não haverá mudanças no planejamento de volta às aulas é as escolas não serão fechadas.
Até agora, seis das 17 regiões do estado, incluindo o Vale do Paraíba estavam na fase verde do Plano SP. As medidas restritivas vão focar em bares, restaurantes e cinemas. Considerando os atuais critérios do governo, na Fase Amarela salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais (com público sentado) podem continuar abertos, mas com restrições.
Esses estabelecimentos comerciais, incluindo comércio de rua, shoppings centers, academias e prestadores de serviço poderão funcionar por 10 horas (na fase verde, eram 12 horas). Outro setor que pode ser impacto é do das atividades culturais, que só são autorizados pelo governo a partir da fase verde (4). Caso não haja uma mudança nos critérios, teatros, museus, bibliotecas e cinemas podem ser forçados a interromperem suas atividades.
A Prefeitura de Jacareí ainda não se manifestou oficialmente sobre a mudança no plano de flexibilização.