Rota de cargas pesadas diminui em 51% o trânsito de caminhões na cidade

0 0

Uma das ações da Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, para melhorar o trânsito na cidade, foi a implantação da Rota de Cargas Pesadas, em 2017. A inciativa foi regulamentada através do Decreto Municipal 247/2017 e complementada, posteriormente, pelo Decreto Municipal 1.085/2020.

Após mais de três anos de sua implantação, é possível ver o resultado: houve uma redução de 51% no número diário de caminhões que circulam na área central do município. A contagem dos caminhões, em junho de 2017, registrou a média de 7.500 caminhões por dia e, na última contagem de 2020, ficou em 3.640.

A principal motivação da Rota de Cargas Pesadas é coibir a fuga de caminhões dos pedágios por dentro de Jacareí, tráfego pesado que deteriora o asfalto das ruas, sem trazer nenhum benefício para o município, uma vez que estes caminhões não atendem a cidade e apenas passam nas vias locais para não pagar o pedágio. Além disso, a organização deste tráfego proporcionou melhor segurança e fluidez no trânsito, e maior conservação da pavimentação das vias urbanas.

“A Rota de Cargas Pesadas foi implantada após uma série de estudos e consultas públicas, que resultaram na participação popular e de profissionais e entidades de classe do setor logístico da região. O resultado positivo desta ação confirma que é possível ter maior fluidez e segurança no trânsito local, sem deixar de atender aos motoristas de caminhões da cidade e aqueles que acessam Jacareí, para nos abastecer com produtos e serviços”, explica Edinho Guedes, secretário de Mobilidade Urbana.

Cadastro

Até o momento, 11.582 caminhões aderiram à Rota de Cargas Pesadas, por meio do cadastro que permite a livre circulação na cidade para veículos com placas de Jacareí ou caminhoneiros da cidade que dirigem veículos emplacados em outro local, com exceção dos horários de pico – 7h às 9h e 17h às 19h.

Os Veículos de Carga Leve (de até 7,99 toneladas), licenciados no município de Jacareí, estão isentos do cumprimento dos horários de restrição de tráfego. O Cadastro de Carga Pesada (CCP) pode ser realizado por meio eletrônico clicando aqui ou pelo aplicativo “CCP Jacareí”, disponível para sistemas Android e IOS.

Em caso de dúvidas, segue também um vídeo tutorial produzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que explica como efetuar o cadastro e a solicitação de autorização.

Conheça as Regras

São 35 km de rotas de cargas pesadas, sem restrição de tráfego: Avenidas Lucas Nogueira Garcez, Getúlio Vargas, Malek Assad, Castelo Branco, Nilo Máximo, Avenida do Cristal e Rodovia Euryale de Jesus Zerbine.

Foi garantido também aos motoristas da cidade, que estejam retornando ao local de guarda do caminhão ou à sua residência, trânsito livre até o estacionamento durante os horários de pico.

Caminhões de utilidade pública e combustível possuem livre circulação pelo município. Os prestadores de serviços que precisam realizar entregas na cidade receberão um alvará de circulação mediante o cadastro simplificado online, por um aplicativo, onde informa o número da nota fiscal que comprove a entrega do produto ou serviço na cidade.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *