Por Larissa Gacic
A estudante de psicologia e mãe por adoção de três crianças, Sandra Cristina dos Santos, está lançando seu primeiro livro “Nossas Histórias de Adoção”. O livro conta enredos reais de 30 famílias que passaram pelo processo de adoção, e relata desafios e felicidades de cada uma delas.
Em entrevista exclusiva ao NJ, Sandra conta um pouco sobre sua trajetória, e o que a levou a organizar um livro sobre a temática de adoção.
Em 2014, ela fundou o grupo AlegriAA – Grupo de Apoio à Adoção em Jacareí, com o objetivo de reunir pais, pais adotivos, filhos adotivos, candidatos à adoção, profissionais da área e interessados no assunto para compartilhar vivências, trocar experiências, e principalmente, incentivar a Adoção Legal por meio de orientações às pessoas interessadas.
“Em 2016 iniciei um trabalho com busca ativa de famílias para crianças que tem dificuldades de serem adotadas”. Desde o inicio do projeto até dezembro de 2020, o grupo inseriu 164 crianças em famílias, entre elas crianças especiais, maiores de 8 anos e grupos de irmãos.
Há três anos a editora Roda da Kika propôs a Sandra escrever um livro sobre adoção. “Desde então venho amadurecendo esta ideia, a história das minhas adoções até daria um livro, mas não queria ser eu a protagonista, foi quando decidi convidar 30 famílias que fizeram a adoção através de busca ativa, para contarem suas histórias, o livro foi escrito a 30 mãos”, contou Sandra.
O livro conta as histórias verdadeiras das famílias, como os desafios, motivações, tempo de espera na fila da adoção, alegrias e percalços.
Sandra afirma que o livro pretende chamar a atenção dos leitores, principalmente aqueles que já adotaram ou pretendem adotar: “Falar sobre o tema adoção é importante, nossas crianças chegam com traumas, receios, medos, eles vêm de uma família totalmente diferente, é um desafio para nós também, não sabemos como vai ser o processo de adaptação”.
O lançamento será dia 25 de maio. “Escolhemos este dia, pois 25 de maio se comemora o Dia Nacional da Adoção, e também o dia Municipal da Adoção”. A data comemorativa foi instituída após lei aprovada pela Câmara Municipal de Jacareí, em outubro do ano passado, através da PLL Nº 37, de autoria do vereador Abner de Madureira.
O grupo possui uma sede em Jacareí, onde é realizado atendimento psicológico, pedagógico, psicopedagógico e na área jurídica.
“Adotar significa escolher. Mas não é somente escolher um filho. É, antes de tudo, escolher a atitude de adotar e exercitar a maternidade e a paternidade afetiva com consciência e responsabilidade.”