Livro sobre formação de agentes públicos traz experiência da Escola de Gestão de Jacareí

0 0

Legenda: Servidores participam de curso na Escola de Gestão, antes da pandemia (por esta razão, estão sem máscaras.

O trabalho desenvolvido pela Escola de Gestão Pública de Jacareí ganhou destaque no livro ‘Escolas de Governo – Formação e Capacitação de Agentes Públicos’, que aborda iniciativas municipais voltadas à formação e capacitação técnica e política de agentes públicos.

O livro tem um estilo de manual, com textos que apresentam didaticamente o tema das Escolas de Governo, bem como de coletânea, com vários capítulos que expõem cases subnacionais do Brasil, além de um artigo sobre o panorama da Alemanha, a partir da Escola Superior de Gestão Pública de Kehl.

A publicação, de 364 páginas, é feita pela Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, em parceria com a Escola de Governo do Estado de São Paulo (EGESP) e com o Laboratório de Gestão Governamental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Lab.Gov/EACH-USP).

Para a diretora da Escola de Gestão de Jacareí, Cintia Cecília Ramos, a publicação no livro ‘Escolas de Governo’ é um grande presente para os servidores que atuam e atuaram na Escola, desde sua criação em 2002. Mas também é um benefício para os servidores de modo geral, pois esse feito faz com que o trabalho da Escola seja cada vez mais reconhecido.

“Sem dúvidas, com a publicação, a Escola de Gestão também terá mais visibilidade. Pois no Brasil há somente 54 ‘Escolas de Governo’. No Estado de São Paulo, são 645 municípios, nos quais somente 15 têm uma Escola de Governo, e temos a honra de estar entre estas 15 e, ainda, perdurar por longos anos”, comenta a diretora.

Integração e Acolhimento

A supervisora de treinamento, Carla Fidêncio, atua na EGP desde 2002 e contribuiu com depoimentos para a publicação no livro “Escolas de Governo”. Na opinião dela, contar a experiência vivenciada na Escola de Gestão Pública foi mais que um relato. Foi, sim, uma homenagem aos servidores. “Tivemos a colaboração das mais variadas funções: médicos, dentistas, professores, agentes comunitários de saúde, guardas civis, agentes de mobilidade urbana, enfermeiros, psicólogos, coveira, oficiais de serviços municipais, agentes de desenvolvimento infantil, agentes de serviços municipais… Enfim, tanta gente comprometida com o projeto”, comenta.

Ela destaca que a Escola de Gestão Pública “é um lugar especial, que não tem apenas a missão de capacitar e formar servidores, mas principalmente de acolher e valorizar cada vida que por lá passa, o que faz toda diferença. É um lugar onde se enxerga o ser humano antes de se enxergar o servidor, onde cargos, funções, diplomas ficam da porta para fora, não desmerecendo ou desvalorizando as respectivas formações, mas olhando a todos com igualdade, sem nenhum tipo de distinção”, diz.

Experiências

O oficial de serviços municipais Anselmo Francisco Moura, que desde 2010 trabalha no setor de Infectologia da Secretaria de Saúde, já participou de “vários” cursos na Escola de Gestão Pública. Para ele, a inclusão da EGP no livro é o reconhecimento de uma instituição que tem contribuído muito com a capacitação dos funcionários públicos municipais. “Na área profissional, posso dizer que as formações ajudam muito na troca de experiências e na integração entre os diversos setores da Prefeitura. Durante os cursos, aprendi muito sobre o funcionamento da Prefeitura como um todo, não apenas da área da Saúde, mas do Trânsito e da Educação, por exemplo”, avalia Moura.

Além do lado profissional, ele destaca também a contribuição para seu crescimento pessoal. E se emociona ao lembrar que há alguns anos, quando realizava uma formação na EGP, seu pai faleceu e ele ficou muito abalado. “Junto aos profissionais da Escola, encontrei acolhimento e forças para superar a perda do meu pai. Pra mim, a Escola tem grande importância também no lado pessoal”.

Histórico

A Escola de Gestão Pública de Jacareí foi criada em 27 de junho de 2002, pela Lei Municipal nº 4616 e regulamentada em 09 de dezembro de 2003, pelo Decreto no 732/2003. A princípio recebeu o nome de Escola de Desenvolvimento do Servidor Municipal – EDSM. Entretanto, em julho de 2010, por meio da reforma administrativa ocorrida no município, recebeu a nova nomenclatura de Escola de Gestão Pública – EGP.

Além da formação e capacitação dos servidores municipais de Jacareí, a Escola de Gestão Pública tem como prioridade a valorização de todos os colaboradores, independentemente de cargos e funções exercidas.

Está situada na Rua Lamartine Delamare, 153, Centro.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *