Alunos de Jacareí terão aprendizado de Educação Financeira com game

3 0

Os professores municipais que se inscreveram na parceria Tindin iniciarão, nesta quinta-feira (13), uma formação para desenvolver com os alunos dos quartos anos, um projeto de Educação Financeira por meio de gamificação. A criança deixará de ser usuária da plataforma educacional, para se transformar em cidadão do próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem Gamificado, consumindo conteúdos multidisciplinares e participando de uma simulação financeira multiplayer (como um joguinho de celular).

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo várias atividades nesta área, desde 2019, em parceria com a Tindin, uma startup de Educação Financeira, que tem como fundamento a simulação da vida financeira. Traz a significação de toda a base da referência pedagógica, com um jogo real de vida financeira, por meio de uma ‘Ilha Econômica’, que nada mais é que uma minicidade, onde cada aluno, de cada turma, vai estar cadastrado.

Simulação

Cada aluno terá o seu Avatar, que será conduzido em uma jornada, tanto de desenvolvimento financeiro como também de desenvolvimento pessoal. Na ilha haverá várias possibilidades de interação. Os alunos podem ir no parque de diversões para brincar, podem ir no mercadinho para consumir, alugar casa para morar, comprar terrenos a venda, construir comércios, uma infinidade de possibilidades para simular a vida que vão ter futuramente, quando iniciarem no mercado de trabalho, e tiverem seus primeiros salários.

Metodologia

A metodologia do Tindin trabalha com quatro pilares essenciais que são: dinheiro, consumo, empreendedorismo e investimento. Eles serão desenvolvidos ao longo dos bimestres. Os professores receberão planos de aulas específicos de Educação Financeira, que podem ser conduzidos nas aulas presenciais quando forem retomadas, no remoto e no formato híbrido.

Os alunos terão acesso aos conteúdos, por meio de e-books e vídeos com histórias próprias da Tindin, criadas com contexto para as aplicações práticas nos conceitos de Educação Financeira, além do empoderamento da leitura como uma ferramenta para o aprendizado. As crianças terão questões e atividades para interagir no menu acadêmico como se fossem para a escola virtualmente.

Conect@ndo Jacareí

“Dentro do programa ‘Conect@ndo Jacareí’, estamos realizando várias parcerias, para que os professores inscritos, após formação, trabalhem novas metodologias com os alunos, de acordo com a faixa etária e segmento. São ações ativas inovadoras, como a gamificação da Educação Financeira da Tindin”, destaca a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Ferreira Cyrino.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
100 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *