Após prorrogação da fase SP, Jacareí define regime de escalonamento em estabelecimentos

0 1

O Governo do Estado de São Paulo anunciou na quarta-feira (9) a prorrogação até 30 de junho da ‘Fase de Transição’ do ‘Plano São Paulo’. Com a manutenção desta fase, o atendimento presencial seguirá com 40% da capacidade dos espaços (ocupação nos estabelecimentos).

Restrições como o toque de recolher das 21h às 5h estão mantidas. O Decreto Municipal com os detalhes desta atualização da Fase de Transição, em Jacareí, está disponível no Boletim Oficial desta sexta (11.06).

Em Jacareí: Escalonamento

Segundo o Decreto nº 148, de 11 de junho (publicado no Boletim Oficial desta sexta), fica estabelecido, a partir de segunda (14.06), o regime de escalonamento de abertura e fechamento dos estabelecimentos permitidos a funcionar presencialmente, da seguinte forma:

1) comércios não essenciais, das 10h às 20h (lojas de móveis, loja de acessórios eletrônicos, loja de embalagens, distribuidora de água e gás, loja de autopeças e pneus, livraria e papelaria, loja de brinquedos, shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres, Havan e JB); Mercado Municipal com serviços não essenciais também das 10h às 20h, mas com serviços essenciais em horário livre.

2) serviços não essenciais, das 8h às 18h (salão de beleza e barbearia, esmalteria, cursos livres – idiomas e informática –, e atividades administrativas internas e prestadores de serviços não essenciais).

Mais Detalhes

Atividades essenciais, como supermercados e congêneres, hospitais, farmácias, clínicas médicas, entre outras (dispostas no Anexo I do Decreto), terão horário livre, respeitadas as diretrizes do Plano São Paulo.

Restaurantes, pizzarias e lanchonetes ficam autorizados a funcionar presencialmente das 11h às 21h. As academias de esporte de todas as modalidades e os centros de ginástica ficam autorizados a funcionar presencialmente por dez horas diárias, podendo ser seguidas ou divididas em dois períodos compreendidos entre 6h e 21h, devendo fixar na porta do estabelecimento informativo com o horário escolhido.

Os bares, adegas e lojas de conveniência ficam autorizados a funcionar somente no horário das 10h às 20h e, exclusivamente, por meio dos sistemas “delivery”, drive-thru” (sem sair do carro e com o pisca-alerta ligado) e “take away” (retirada de produtos).

Os comércios e serviços não essenciais ficam autorizadas a funcionar por meio dos sistemas “delivery” e “drive-thru” (sem sair do carro e com o pisca-alerta ligado) fora do horário de atendimento presencial. Os templos religiosos ficam autorizados a funcionar presencialmente até as 21h.

Cálculo da Capacidade

A capacidade permitida de lotação dos estabelecimentos sem consumo no local deverá observar a capacidade máxima estabelecida conforme regras do Corpo de Bombeiro e observado o percentual de lotação autorizado pelo Plano São Paulo e Decretos Municipais. A capacidade máxima dos estabelecimentos é definida pelo Corpo de Bombeiros por meio do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Caso o estabelecimento não possua sua capacidade de lotação atestada por documento emitido pelo Corpo de Bombeiros, o cálculo da capacidade máxima de lotação (100%) deve ser realizado considerando a classificação do estabelecimento apresentada pelo Anexo A do Decreto do Corpo de Bombeiros nº 63.911/2018 e verificando o valor por metro quadrado por pessoa apresentado no Anexo B da Instrução Técnica nº 42/2020 para tal classificação. O número total de pessoas, incluindo os funcionários, será a divisão da área do estabelecimento pelo valor específico do metro quadrado necessário por pessoa.

Demais detalhes sobre a capacidade de ocupação dos espaços estão no Anexo II do Decreto publicado nesta sexta, no Boletim Oficial.

————

– O resumo com as medidas anunciadas pelo Governo do Estado na quarta-feira (9) está disponível no link https://issuu.com/governosp/docs/apresenta_o_plano_sp

– Os Protocolos de diretrizes para redução de contágio, focados em alguns setores econômicos, ficam disponíveis neste link (CLIQUE AQUI).

————

Endereço e contatos da Vigilância em Saúde de Jacareí

Praça Professor Luis de Araújo Máximo, nº 98 – Jardim Paraíba.

Telefone: (12) 3955-9623

E-mail: [email protected]

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
50 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
50 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *