Microempreendedores Individuais de Jacareí têm até 31 de agosto pra regularizar dívidas

0 0

Os Microempreendedores Individuais (MEI) de Jacareí, que estão devendo impostos, devem regularizar suas dívidas até a próxima terça-feira, 31 de agosto. A situação pode ser resolvida pelo pagamento dos débitos, utilizando o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ou parcelamento.

Tanto a emissão do DAS para pagamento como a realização do parcelamento podem ser efetuadas diretamente no Portal do Simples Nacional. O DAS também pode ser emitido pelo App MEI, disponível para celulares. Mais informações estão disponíveis no site do Governo Federal, por meio deste link.

Regularizando até esta data, os MEIs evitarão qualquer tipo de cobrança judicial da dívida inscrita e outras consequências como: deixar de ser segurado do INSS, perdendo assim os benefícios previdenciários, tais como aposentadoria, auxílio doença, dentre outros; ter seu CNPJ cancelado; ser excluído dos regimes Simples Nacional e Simei pela Receita Federal, Estados e Municípios; ter dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos; entre outras medidas.

Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI, com certificado digital ou código de acesso, na opção “Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei”. Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.

Após a inscrição em Dívida Ativa, o recolhimento do débito de INSS deverá ser realizado em DAS DAU (documento específico para Dívida Ativa da União), enquanto o de ISS e ICMS diretamente em guia própria do Município ou Estado responsável pelo tributo.

A partir de setembro, a Receita Federal encaminhará os débitos nas Declarações Anuais Simplificadas para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) não regularizados, para inscrição em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.

Em caso de dúvidas, os MEIs podem entrar em contato com a Sala do Empreendedor de Jacareí, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pelo telefone (12) 99237-4733.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
100 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *