Jacareí coloca duas equipes extras para atuarem na capina

1 0

As fortes chuvas de início de ano são motivos de preocupação e cuidado da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí. Além do serviço de prevenção às enchentes, realizado rotineiramente em córregos como o Tanquinho e o Turi, e reforçado nos meses próximos ao verão, o mato cresce com uma frequência muito maior no período chuvoso. Assim, o serviço de capina, realizado regularmente por cinco equipes, foi reforçado com duas equipes extras para combater o mato alto, num esforço que durará até o final de abril.

“A demanda é grande porque muitas regiões da cidade possuem áreas verdes, incluindo a região central. Então a solução foi trazer mais profissionais no final do ano, junto ao contrato que temos com a empresa Ambiental, ampliando alcance e somando esforços com os demais serviços, como a bem aceita capina elétrica”, explica Claude Mary de Moura, secretária de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana de Jacareí.

Cada equipe é composta por, em média, 13 profissionais. A capina manual requer sinalização, operação de maquinário específico, manutenção, varrição, dentre outros serviços, para que seja efetiva, e cubra uma média de 4 quilômetros por dia, devolvendo a área totalmente limpa ao município. Seja uma via, praça ou área verde.

Afastamentos e Pandemia

Devido ao atual cenário de contaminação pela COVID-19, em especial com a chegada da variante Ômicron e o surto de gripe, a empresa Ambiental está com cerca de 70 funcionários afastados, do total de 600 que trabalham em Jacareí na capina, manutenção de praças, coleta de lixo e manutenção do aterro sanitário. Como em outras áreas, a pandemia compromete a melhor execução dos serviços, ainda que os profissionais atuem paramentados e protegidos.

Calendário de Serviços

Todo começo de mês, a Prefeitura de Jacareí divulga em seu site o calendário com datas, locais e horários dos serviços realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria Urbana, além de informações importantes aos munícipes como os endereços dos LEVS (Locais de Entrega Voluntária), e outros.

Lá consta, por exemplo, que a capina ainda passará nos bairros Jardim do Vale, Jardim Esperança, Villa Branca, Parque dos Sinos, Maria Amélia I e II, Vila Ita, Vila Machado e Jardim Marquês até o final de janeiro.

A varrição está prevista para ocorrer, ainda neste mês, no Centro e nos bairros Jardim Panorama, Cidade Jardim, Jardim Beira Rio, Balneário Paraíba, Jardim do Vale, Jardim Bela Vista, Jardim Boa Vista, Vila Santa Rita, Jardim Colinas, Jardim Nova Esperança, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Terras de São João, Cidade Nova Jacareí, Jardim do Portal, Jardim Esperança, Jardim São Luiz, Jardim Pedramar, Parque Imperial, Parque 1º de Maio, Portal Alvorada, Chácaras Rurais Bela Vista e Chácaras Reunidas Igarapés.

Tem, ainda, a Operação Cata-Treco, no sábado de manhã, dia 29, no Jardim Maria Amélia I e Jardim Maria Amélia II, retirando gratuitamente itens em desuso como móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e sucatas em geral.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *