Jacareí inaugura Memorial dos Prefeitos

0 0

A população vai poder conhecer um pouco mais da história de Jacareí a partir de um Memorial que será inaugurado na segunda-feira (4), às 9h, no térreo do Paço Municipal (Praça dos Três Poderes, 73, Centro). O evento faz parte das comemorações de aniversário de 370 anos de Jacareí — celebrado, oficialmente, no domingo (3 de abril).

Intitulada ‘Memorial dos Prefeitos’, a exposição permanente evidencia a memória de intendentes, interventores e prefeitos do município, desde a Proclamação da República (1889), possibilitando ao público conferir a relação dessas figuras com a história da cidade, não apenas pelas denominações de ruas, praças e escolas.

As homenagens incluem 36 prefeitos, a partir do prefeito Joaquim Miguel Martins de Siqueira, cuja atuação teve início em 1889, até os prefeitos do século 21. Também são lembrados na exposição os três deputados eleitos pela cidade: Luiz Benedicto Máximo, com mandato estadual (1979 – 1987) e federal (1993 – 1998); deputado estadual Malek Assad (1979 – 1983); e deputado estadual Marco Aurélio de Souza (2011 – 2014).

De acordo com um dos organizadores do novo espaço na Prefeitura, o secretário de Administração e Recursos Humanos de Jacareí, Bruno Castro, a exposição “é uma oportunidade de mostrar a evolução da cidade nesses anos, assim como prestar homenagem ao criar um espaço para manter viva a memória dessas pessoas que se dedicaram a construir a cidade”.

Esmaga Sapo

Entre os fatos que são lembrados no Memorial, está a antiga área que abriga o Paço Municipal, que era conhecida como “Esmaga Sapo”, por se tratar de um local totalmente insalubre e que precisou ser aterrado para a construção do prédio. Há outros como o da atual empresa Gates, que chegou no início da industrialização do município e se chamava Germade, ou ainda sobre o médico e professor João Victor Lamanna, que antes de ser patrono de uma escola estadual, foi prefeito da cidade.

Serviço:

– Inauguração do Memorial dos Prefeitos de Jacareí

– Dia 4 de abril, segunda-feira, às 9h

– Local: Paço Municipal (Praça dos Três Poderes, 73, Centro)

Aniversário da Cidade

Em celebração aos 370 anos de Jacareí, a cidade contará com uma programação especial de eventos, organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Jacarehy e secretarias municipais. Confira a agenda, clicando aqui.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *