A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover, no próximo sábado (20), o ‘Dia D de Multivacinação’. A ação será realizada nas 18 unidades de Saúde do município (exceto Pagador Andrade e UBS Central), das 8h às 17h, e tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos.
Nas Unidades de Saúde estarão disponíveis 17 tipos de imunizantes diferentes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
Dentre as vacinas que estarão disponíveis nas Unidades de Saúde estão: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Queda da Vacinação no Brasil
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), após dois anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua dos últimos 30 anos nas vacinações infantis, em todo o planeta. Ao todo, 25 milhões de crianças estão com as vacinas atrasadas. O Brasil está entre os dez países com a maior quantidade de crianças com a vacinação atrasada.
A queda na imunização deixa a população mais vulnerável a doenças que já estavam erradicadas no país, como o sarampo e a poliomielite, e que podem deixar sequelas ou, até mesmo, causar mortes. Embora o índice de vacinação ideal seja acima de 90%, as taxas gerais de imunização têm ficado abaixo disso desde 2012, chegando a 50,4% em 2016. Em 2021, a porcentagem foi de 60,7%, segundo informações do DATASUS do Ministério da Saúde.
Importância da Imunização
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
“Estamos promovendo esse ‘Dia D’ porque é perceptível, em todo o país, uma queda na vacinação de crianças e jovens. A vacinação em massa, principalmente deste público, é fundamental para evitar surtos e, até mesmo, a volta de doenças já erradicadas no Brasil”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.