Copa 2022 – Que comecem as quartas de final

0 0

Chegamos naqueles dias em que não têm jogos na Copa, quando nos damos conta que metade do torneio já passou. Até aqui o saldo é positivo! Tivemos grandes jogos, algumas goleadas, Messi e Cristiano Ronaldo fazendo história, Mbappé se consagrando e a sensação de que o título deve ficar com alguma seleção que já foi campeã… Sim, não acredito que Portugal tenha força para passar por França ou Inglaterra e depois fazer frente com Brasil ou Argentina. A Holanda só jogou bem nas oitavas, é um bom time, mas também acho que não tem força para disputar o título.
A seleção de Marrocos é a grande surpresa dessa fase. Tem suas limitações, mas demonstrou ser competitiva e organizada. É o melhor time da África e certamente seus jogadores serão lembrados quando falarmos da Copa do Catar futuramente.

Tik taka caranguejo

Eu queria a próxima fase com todos os campeões mundiais que ainda estavam na disputa, mas a eliminação da Espanha foi merecida. Ao contrário do que o técnico Luis Enrique andou falando, sua equipe encontrou dificuldade de criar chances de gol e demonstrou pouca objetividade. O tal estilo espanhol não lembra em nada o “toco y me voy” consagrado no Barcelona… Lembra mais um tik taka caranguejo, só toque de lado.

Lá vem o Brasil

Depois da goleada contra a Coreia parece que o otimismo voltou à torcida brasileira que, após derrota amarga contra Camarões, andou temendo uma eliminação precoce. Oba-oba à parte, o fato é que desde a campanha do tetra em 1994, não temos um time tão confiável. Mas e o time do penta em 2002? Pode me perguntar o raro leitor… Bom, se fizermos uma busca sobre o que os especialistas diziam à época, nessa mesma fase de quartas de final, veremos que tínhamos passado no sufoco pela Bélgica e que ninguém arriscaria o favoritismo contra o time de David Beckham. Somente após a vitória nas quartas começamos a acreditar em Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e cia.
Hoje, não vejo motivos para temer a Croácia, que pratica o pior futebol entre os oito times classificados e também entendo que podemos vencer Holanda ou Argentina numa possível semifinal. Apesar das contusões e desconfiança com os reservas que perderam na primeira fase, nosso time tem uma defesa espetacular e por incrível que pareça, o fato de Neymar ainda se recuperar da entorse no tornozelo fez com que nosso craque segurasse menos a bola e fosse mais objetivo. Algo que os especialistas sempre cobraram dele na seleção. Como diria a minha avó: “há males que vem para o bem”.

Esse jogo podia ser um email

Tivemos ótimos jogos nas oitavas de final. Talvez suíços e coreanos não concordem, mas no geral as partidas geraram entretenimento mesmo para os torcedores que não estavam envolvidos.
A exceção foi Japão x Croácia, que jogo modorrento! Por isso, assim como aquela reunião de duas horas cujo assunto poderia ser resolvido num email, esse jogo também foi muito desnecessário! E pior, teve prorrogação!
Os japoneses se esforçaram e até mereciam a vitória, mas os croatas demonstraram que são os melhores em gerar tédio e atravancar a emoção do espectador. Foi assim contra Marrocos, Bélgica e agora contra o Japão. Que o Brasil os coloque no seu devido lugar…

 

Andrey Cardoso é Psicólogo, idealizador do Podcast Lembrei e aficionado por Copa do Mundo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *