Alteração na lei que trata de circulação de cães ferozes em locais públicos de Jacareí é aprovada

0 0

A vereadora Sônia Patas da Amizade (PL) obteve aprovação unânime de seu projeto que alterou os critérios para a permanência e circulação de cães ferozes em locais públicos (Lei 4.729/2003).

 

A aprovação ocorreu nesta quarta-feira (23), durante a 26ª Sessão Ordinária.

 

Entre as alterações estão o uso de obrigatório de coleiras não extensivas e de comprimento máximo de 1,5 metros, a manutenção de cães e gatos em condições adequadas de segurança e em correntes – exceto no interior de imóveis não murados – , e a permissão para o uso de sistema de cabo de correr proporcional à área disponibilizada que não pode ser inferior a três metros lineares e preso à guia de coleira do animal que deverá ter no mínimo 1,5 metro, e desde que o ambiente possua cobertura ou casinha de tamanho proporcional ao porte do animal.

 

Os animais são seres sencientes, capazes de sentir emoções como medo, solidão e frustração. A privação de espaço e de enriquecimento ambiental pode levar os animais a desenvolver comportamentos estereotipados ou anormais, como balançar repetitivamente, se automutilar ou exibir agressividade. Esses comportamentos são indicativos de um bem-estar comprometido”, disse Sônia.

 

Para os casos de fuga dos animais, por culpa comprovada dos proprietários ou cuidadores, a proposta estabelece multa de R$ 2.564,70 (30 VRM). No caso de o animal vir a atacar outros animais ou pessoas, o tutor ou cuidador responsável deverá arcar com os custos médicos e/ou veterinários, além de multa de R$ 4.274,50 (50 VRM).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *