
Foi inaugurada na última terça-feira (12), a Brinquedoteca projetada e desenvolvida pelos alunos do 5° Semestre de Designer de Interiores, com materiais doados pela cidade de Jacareí e outras do estado de São Paulo e com um novo acervo de mobiliários que atenderá a comunidade envolvida. Ela será destinada às crianças e também aos estudantes de Pedagogia do Instituto Federal São Paulo – Campus de Jacareí.
O projeto foi lançado pela Professora Lea Yamaguchi. O desafio era a projeção e execução de alguns mobiliários que seriam utilizados por crianças e também para os estudantes de Pedagogia do IFSP. A Brinquedoteca já possuía alguns mobiliários e adereços e necessitava de maior organização e funcionalidade.
Para este projeto, os alunos sob a orientação da professora Lea Yamaguchi e após algumas conversas com os professores da pedagogia do IFSP de Jacareí, escolheram o espaço da brinquedoteca para desenvolvimento do projeto, utilizando fundamentado pilares do design: estética, estrutura, ergonomia e tecnologia.
A disciplina aborda processos de projeto e apresenta reflexões fundamentais ao desenvolvimento do mobiliário, desde o desenho até a produção do protótipo. Ele apresenta referências icônicas do design brasileiro e internacional, possibilitando aos alunos, a partir de análise e reflexão, desenvolverem projetos e execução de mobiliários.
O objetivo do projeto é que as crianças se tornem protagonistas ajudando a escrever os caminhos da educação. As crianças precisam se tornar independentes e logo cedo aprendem a ser organizadas.
Os mobiliários promovem autonomia e liberdade respeitando o desenvolvimento físico, social e psíquico natural infantil.
A professora Lea Yamaguchi afirmou: “Fiquei muito feliz em ver o envolvimento dos alunos da disciplina Projeto de mobiliário quando lhes foi proposto o desafio de projetar e executar o mobiliário destinado à brinquedoteca do IFSP – campus Jacareí. Não tínhamos recursos financeiros e foi por meio de doações que consegui todo o material necessário. Os alunos se organizaram em equipes, sendo que cada uma delas ficou encarregada de desenvolver um tipo específico de mobiliário, direcionando-se às necessidades apontadas pelos futuros usuários do espaço.”
“É muito gratificante para nós, professores, presenciar a materialização de um projeto e poder ver o resultado final de um trabalho feito com muito comprometimento! Partindo de uma necessidade real, o projeto saiu do papel e se tornou realidade! Resultado de um trabalho coletivo, onde a dedicação dos alunos foi fundamental para atingirmos o resultado esperado. Este projeto representa não apenas a nossa visão de um ambiente educacional mais acolhedor e funcional, mas também o comprometimento dos nossos alunos em enfrentar desafios e concretizar ideias inovadoras.”, pontua ela.