Alunos de escolas públicas de Jacareí criam livros sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

0 0

Incentivar a leitura e a escrita e tratar de forma lúdica temas importantes da atualidade dentro da sala de aula. Esse é o foco do Escritor para o Futuro (EPF), um negócio de impacto formado por especialistas em inovação com foco em educação. Neste segundo ano de parceria com a ICL América do Sul, o projeto está engajando cerca de 2 mil alunos da rede pública de ensino paulista e gaúcha, que estão produzindo livros sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. 

A ICL, líder global em minerais especiais, se destacou como uma das primeiras empresas do mundo a incorporar os ODS da ONU em sua linha de produtos, materiais e práticas, assumindo três compromissos principais: erradicar a fome; construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação; e agir contra a mudança global do clima. A importância dessas questões foi um dos motivos para sua escolha como tema central dos livros que estão sendo produzidos pelos estudantes.

“Nosso objetivo é oferecer a crianças e adolescentes uma forma lúdica e interdisciplinar de fortalecer a leitura e a escrita, ao mesmo tempo que expandem o conhecimento e o debate sobre assuntos cada vez mais relevantes para a sociedade”, ressalta André Belisário, sócio-fundador do EPF. “A ICL é uma empresa que se mantém comprometida com os objetivos da ONU em todas as suas atividades e atua para melhorar a vida das pessoas e o meio ambiente, e tê-los como parceiros nesse projeto tem sido fundamental para impactar cada vez mais crianças e adolescentes”, completa.

Neste ano, as escolas paulistas contempladas pela iniciativa são a EMEI Anna Maria Chaves e a EMEI Pequeno Polegar, de Cajatí; a EMEF Alonso Ferreira de Camargo, EMEF Giacomo Corte e EMEF Antonio Agostino Batista, de Conchal; Guri na Roça, EMEF Prof. Maria Regina Cachuté e EMEF Professor José Éboli de Lima, de Jacareí; e E.M. Prof. Sonia Regina Alongo Ostermayer, E.M. Vereador Waldemar Calil, e E.M. Therezinha Pereira Lima Muzzel, de Suzano. Além disso, outras três escolas de Cruz Alta (RS) também estão participando do projeto: E.E. Hildebrando Westphalen, E.M. Gabriel Annes da Silva e EMEF Carlos Gomes.

Segundo Belisário, não seria possível transformar os alunos da rede pública em escritores de verdade e agentes multiplicadores que resolvem desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação do mundo do futuro sem antes preparar um dos agentes mais importantes no projeto: os professores. “Todo o corpo docente envolvido na iniciativa foi capacitado por meio de um minicurso criado pelo Escritor para o Futuro. Primeiro, os professores receberam uma introdução aos ODS, e depois se aprofundaram no tema com videoaulas específicas sobre o ODS escolhido para ser trabalhado com a sua turma”, explica.

No total, o EPF, que foi criado em 2018, já atendeu cerca de 17,5 mil estudantes de escolas públicas em todo o país com o apoio de outras empresas como ArcelorMittal, Suzano, Engie, Vale, Real Estruturas e Astec, além de organizações não governamentais como o Era Uma Vez e a Redes da Maré, no Rio de Janeiro; Estação Conhecimento, em Ararí (MA); Mama Trancoso, na Bahia; e o Espaço Social Transformar, em Minas Gerais.

 

“O Escritor para o Futuro atua como um importante suporte pedagógico, contribuindo significativamente para a educação das crianças brasileiras, enquanto também apoia as empresas parceiras a promoverem iniciativas de impacto e avançarem com suas metas ESG”, finaliza Belisário.

 

Em 2020 e 2021, o EPF recebeu o selo ilmpact concedido às principais iniciativas de impacto social da América Latina, pela Innovation Latam e Fundação Dom Cabral. O projeto também foi acelerado pelos programas Inovativa de Impacto 2020 e Inovativa Brasil 2021 e, neste ano de 2023, está entre o seleto grupo de negócios acelerados pelo BNDES Garagem – Negócios de Impacto.

 

Sobre o EPF

 

O Escritor para o Futuro é um negócio de impacto formado por especialistas em inovação com foco em EDUCAÇÃO. Fundado em 2018, o EPF tem como premissa que o atual modelo de ensino parou no tempo e não atende às demandas do mundo atual. Para mudar isso, desenvolve projetos pedagógicos que buscam estimular o gosto pela literatura e a expansão da criatividade de estudantes de escolas públicas, além de tratar de forma lúdica temas importantes da atualidade dentro de sala de aula em toda a Educação Básica, do Ensino Infantil ao Médio.

https://www.escritorparaofuturo.com/

 

Sobre a ICL América do Sul

 

A ICL é uma empresa com mais de um século de atividade. Líder global em minerais especiais, a companhia é focada em soluções inovadoras e sustentáveis em nutrição e fisiologia de plantas, nutrição animal e no fornecimento de matérias-primas para a indústria de fertilizantes. É uma das primeiras empresas a incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em sua linha de produtos, materiais e práticas. A ICL trabalha para promover e praticar soluções sustentáveis e inovadoras por meio de quatro pilares principais: meio ambiente, pessoas, comunidade e tecnologias. A empresa tem um compromisso com o enfrentamento à mudança climática, com uma visão de sustentabilidade para 2030 e fortes práticas ESG. 

https://icl-growingsolutions.com/pt-br/

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *