Jovens da Fundação CASA de Jacareí visitam exposição em São Paulo

2 0
Três adolescentes da Fundação CASA de Jacareí vivenciaram um passeio pela numismática brasileira sob olhares curiosos na última sexta-feira (26/07), durante a visita ao Itaú Cultural, em São Paulo, conhecendo o acervo das exposições Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, no Espaço Olavo Setúbal.
A ação foi parte da programação das férias escolares do centro da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), que incluiu, dentre outras atividades, workshop com a equipe de rúgbi da cidade do Vale do Paraíba.
O acervo do Espaço é uma exposição permanente, que mostra a história do Brasil a partir do olhar dos artistas e naturalistas europeus, por meio de pinturas e outras produções culturais, além da evolução da moeda no país desde o século XVII. A atmosfera ainda envolveu observar o vai e vem apressado de uma megalópole como São Paulo, representada pela icônica Avenida Paulista, onde fica o Itaú Cultural.
Na visita ao museu, os jovens foram acompanhados pela profissional de Educação Física Claudia Aparecida Ferreira e os agentes de apoio socioeducativo Julio Gomes Oliveira e Roberci Fernandes Franco.
Já no workshop com o time de rúgbi, ocorrido no dia 17 de julho, parte da equipe local apresentou aos adolescentes do CASA Jacareí a modalidade olímpica durante uma roda de conversa sobre o esporte, além de contar sobre as vitórias do time e mostrar os troféus conquistados.
Mas o conhecimento não ficou apenas na teoria. Depois da roda de conversa, os jovens participaram de uma atividade prática da modalidade. “O time incentivou os adolescentes a praticar o esporte, principalmente após a desinternação, tendo esse contato direto na comunidade”, contou a diretora do CASA Jacareí, Jordhana Claro Cabral.
Participação comunitária
Com o foco em incentivar a consciência cidadã dos adolescentes, a equipe multidisciplinar do CASA Jacareí, a partir de articulação da promotora de Justiça Jacqueline Casado Navajas, levou dois jovens atendidos, com idades entre 14 e 15 anos, para acompanhar o processo de votação de projeto de lei da Câmara Municipal de Jacareí direcionado a atender adolescentes em situação de vulnerabilidade em programa de aprendizagem. A ação ocorreu no final de junho, pouco antes do recesso escolar.
O projeto prevê que adolescentes em situação de vulnerabilidade possam ser contratados como jovens aprendizes por empresas, desenvolvendo as atividades práticas em órgãos da administração pública do município.
Na Câmara, os adolescentes do CASA Jacareí não só tiveram contato com a promotora de Justiça, secretários e vereadores presentes, como também aprenderam sobre o processo legislativo municipal. Os rapazes foram acompanhados da encarregada Técnica do CASA, Patrícia Castilhos, do coordenador de equipe José Ilton Rodrigues e pelo assistente social Marcos Valdir Silva.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *